Pular para o conteúdo

SP alcança terceira posição em ranking mundial de vacinação

São Paulo estaria em terceiro lugar entre as nações que mais vacinam contra a COVID-19 no mundo, com 77,81% da população com esquema vacinal completo, em comparação a países com população igual ou superior a 40 milhões de pessoas. São Paulo está atrás apenas da Coreia do Sul (81,25%) e da Espanha (80,66%).

Em seguida, estão Japão (77,79%), China (74,53%), Itália (73,37%), França (70,8%), Alemanha (68,99%), Reino Unido (68,53%), Brasil (65,15%) e Estados Unidos (60,37%) – os percentuais são atualizados periodicamente pelo portal Our World In Data, da Universidade de Oxford.

A vacinação das doses de reforço no estado foi acelerada a partir de 2 de dezembro, quando o Governo de São Paulo anunciou a redução de 5 para 4 meses o intervalo da dose adicional da vacina de COVID-19 no estado. A medida atendeu uma recomendação do Comitê Científico do Coronavírus do Estado de São Paulo diante do atual cenário epidemiológico da doença no mundo e a proximidade das festividades de final de ano.

A medida vale para quem tomou duas doses dos imunizantes do Butantan/Coronavac, da Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e da Pfizer/BioNTech e beneficia cerca de 10 milhões de pessoas que se vacinaram nos meses de julho e agosto. Para os que tomaram a vacina de dose única da Janssen, podem receber a dose adicional do mesmo imunizante ou da Pfizer (vacina de RNA mensageiro) com intervalo a partir de 2 meses.

Nesta segunda-feira (13), o Vacinômetro (https://www.saopaulo.sp.gov.br/) registra 81 milhões de doses aplicadas nos 645 municípios paulistas, com 84,9% da população protegida por ao menos uma dose de imunizante.