Pular para o conteúdo

Passageiros do Terminal Jabaquara podem fazer testes gratuitos de HIV nesta quinta (26)

 Quem passar pelo Terminal Metropolitano Jabaquara nesta quinta-feira (26) pode aproveitar e fazer um teste rápido e gratuito de HIV. Agentes de saúde do Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/Aids-SP da unidade Santa Cruz estarão à disposição dos passageiros na plataforma A do terminal, das 9h às 15h30. Distribuição de camisinhas e o bate-papo “Conversarias sem tabu” são outras atividades incluídas na campanha de prevenção à Aids.

Simples e prático, o teste é feito com a coleta de fluido oral e o resultado é obtido em até 30 minutos. Em caso positivo, a pessoa recebe orientação e encaminhamento para iniciar o tratamento o mais breve possível. A unidade Santa Cruz do CRT DST/Aids-SP, da Secretaria de Estado da Saúde, parceira da EMTU/SP nessa ação, disponibilizará  mais de 300 kits para testagem.

A testagem é indicada para todos que tiverem vida sexual ativa, em especial para a população mais vulnerável, ou seja, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis e transexuais”, afirma o coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP, Artur Kalichman.

De acordo com dados divulgados em novembro de 2018 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 37 milhões de pessoas vivem com HIV em todo o planeta. No Brasil, a estimativa do Ministério de Saúde é que mais de 800 mil pessoas sejam portadoras do vírus.

A recomendação do Ministério da Saúde é que, além de se prevenirem, pessoas sexualmente ativas realizem regularmente testes de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Quanto mais cedo o início do tratamento, menor a possibilidade de desenvolver a Aids.

No caso do HIV, que não tem cura, a transmissão também acontece através do compartilhamento de seringas e objetos cortantes sem esterilização. A sífilis, por sua vez, pode ser curada e o tratamento é realizado por meio da administração do medicamento benzetacil.

 As formas de prevenção em linguagem simples e acessível também serão discutidas no evento no Terminal Jabaquara durante as “Conversarias sem tabu”. O objetivo da roda desse bate-papo é fazer com que as pessoas saibam o melhor jeito de evitar a contaminação pelo vírus HIV conforme o momento de vida de cada um.

SERVIÇO

Teste rápido de HIV

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara

Data: 26 de setembro, quinta-feira

Horário: 9h às 15h30

Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/nº, Jabaquara