Pular para o conteúdo

Coordenadora da UTI do HC recebe homenagem da Turma da Mônica

A médica infectologista Ho Yeh Li, coordenadora da UTI de Doenças Infecciosas do Instituto Central do Hospital das Clínicas, ganhou uma homenagem da Turma da Mônica. A personagem escolhida para interpretar a profissional foi Keika.

A ação faz parte do “Donas da Rua da História”, projeto criado pela Maurício de Souza Produções com apoio da ONU Mulheres para homenagear mulheres de destaque em vários segmentos da sociedade. A médica é a primeira homenageada da área da saúde.

Segundo dados baseados no Censo do IBGE, as mulheres são a principal força de trabalho da saúde, respondendo por 65% dos mais de seis milhões de profissionais ocupados no setor público e privado.

Para Mônica Sousa, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções, é muito interessante ver o protagonismo das mulheres no combate ao coronavírus. “A exemplo da Ho Yeh Li, o papel das mulheres na ciência é muito forte, mas pouco evidenciado. Nosso papel é apresentá-las às meninas para que se sintam motivadas e inspiradas”, completa

O projeto pode ser conferido no site: http://turmadamonica.uol.com.br/donasdarua/ddr-da-historia.php.

Quem é Ho Yeh Li?

Nascida em Taiwan, a médica veio para o Brasil em 1983, onde se naturalizou e cursou medicina na Universidade de São Paulo.

Em fevereiro, ainda no início da pandemia, a coordenadora da UTI de infectologia do Hospital das Clínicas em São Paulo Ho Yeh Li, foi escolhida pelo Ministério da Saúde para coordenar a missão de resgatar os 34 brasileiros que estavam na cidade chinesa Wuhan, na época o epicentro do novo coronavírus.

Única infectologista a participar da operação, Ho está no topo da lista dos mais conceituados especialistas do país nesta área, sendo, também, a maior referência no tratamento da febre amarela.