Centro público de saúde faz simulação de resgate de idosos em tragédia

O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, realiza nessa sexta-feira, 1° de setembro, uma simulação para desocupação da unidade em eventual desastre, como incêndios e catástrofes naturais.

A atividade terá início às 15h, durante o baile semanal (sempre às sextas), a partir do toque de uma sirene. A meta é desocupar a unidade em meia hora, com margem de resposta em até uma hora. O IPGG funcionará normalmente, sem qualquer impacto no atendimento aos pacientes.

Após o alarme, a equipe do Corpo de Bombeiros e os brigadistas de incêndio vão evacuar o prédio, orientando os funcionários e pacientes sobre como agir em situações de crise. O simulado pretende testar os serviços de emergência do hospital e a integração entre os profissionais.

Após a desocupação, todos se reunirão na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, em frente ao Instituto. Haverá, também, uma simulação com duas vítimas (atores). O Corpo de Bombeiros retornará ao prédio para avaliar as condições de saúde e retirada de uma delas, no 3° andar do edifício. A outra “vítima” será socorrida no térreo, pela equipe de brigadistas do corpo de funcionários.

A simulação conta com apoio do GRAU (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Defesa Civil de São Miguel Paulista e da Prefeitura Regional.