Pular para o conteúdo

Conheça a Síndrome de Bournout, a síndrome do esgotamento profissional

Grande parte da população já enfrentou situações de estresse e pressão no trabalho. Mas o que acontece quando esses sentimentos viram rotina e passam a afetar a saúde física e emocional? O problema tem nome: Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional.

“É uma situação de problemas causados pelo excesso de exigência no trabalho, gerando um estresse muito grande. A Síndrome faz com que a pessoa comece a ficar muito esgotada, com sintomas físicos e emocionais”, explica o especialista do Instituto do Hospital das Clínicas, Teng Chei Tung.

É comum as pessoas começarem a ficar irritadas e impacientes e não conseguem dar conta ao trabalho. Isso pode afetar a relação com os colegas de trabalho e as atividades cotidianas no trabalho passam a não fazer mais sentido. O sono fica pior e o apetite se altera.

A doença não é tratada com medicação. Segundo o especialista, a cura depende de uma série de mudanças no estilo de vida do paciente. “A pessoa precisa tomar algumas atitudes importantes para a vida, como trocar de emprego, de setor ou até mesmo a área de atuação. Além disso, é fundamental fazer atividades físicas e ter uma vida afetiva e sexual satisfatória”, conta ele.