Pular para o conteúdo

Ação de saúde mental gratuita no Instituto de Psiquiatria (IPq) do HC

No dia 22 de setembro, das 8h às 17h, o Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas de São Paulo realiza a ação de saúde mental gratuita IPq Portas Abertas 2023, colocando seus renomados profissionais e especialistas em contato direto com a população, para conversar, esclarecer dúvidas e prestar informação correta, em linguagem simples e com base científica, sobre os transtornos psiquiátricos, tendo como objetivo principal combater o estigma e preconceito associados às doenças mentais, estimulando as pessoas a procurar ajuda e tratamento.  

A pandemia Covid-19 impactou de diversas maneiras a saúde mental dos brasileiros, mas também deu espaço para as pessoas expressarem de forma mais aberta questões de saúde mental; transtornos como depressão e ansiedade, entre outros, passaram a ser pautas regulares e debatidas. Falar sobre saúde mental nunca foi tão importante e atual. 

E o IPq Portas Abertas, realizado há quase uma década, tem justamente o propósito de conversar com a população, por meio de palestras, bate-papos, rodas de conversa ou encontros, para que as pessoas se sintam acolhidas e bem orientadas, e possam repassar essa experiência a outros indivíduos. Serão abordadas mais de 160 transtornos diferentes, entre os quais depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno bipolar, suicídio (setembro amarelo), dependência química, psicoses, fobias, esquizofrenia, Alzheimer, TOC, transtorno de personalidade, anorexia, bulimia, emergências em psiquiatria e muitos outros.

Além disso, as pessoas também poderão participar das práticas integrativas e complementares em saúde (PICS), tais como shiatsu, reiki, auriculoterapia, aromaterapia, etc.; conversar com representantes das entidades de apoio CVV – Centro de Valorização da Vida; ABRE – Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Pessoas com Esquizofrenia, e ABRATA – Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos. Haverá ainda exposições de arte de pacientes, lançamentos de livros para o público leigo, oficinas de atividades manuais, bijuterias e artesanato com pacientes e muito mais, tudo gratuitamente.

Para participar, acessar a plataforma de inscrições e escolher até 5 temas: https://ipqportasabertas.hc.fm.usp.br . Para as PICS, não é necessária inscrição prévia, basta comparecer diretamente ao local: IPq – Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 – Cerqueira César – São Paulo – SP (próximo ao Metrô Clínicas).