Pular para o conteúdo

AME Psiquiatria comemora 13 anos com média mensal de 5 mil consultas

Nesse dia 10 de agosto, o AME Psiquiatria Jandira Masur (Vila Maria) completa 13 anos de cuidados em saúde mental da população da região norte do município de São Paulo. Mensalmente mais de 5 mil atendimentos são realizados na unidade.

A unidade da Secretaria de Estado da Saúde gerenciada em parceria com a Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) atende pacientes com níveis moderados e graves de transtorno mental, por meio de intervenções resolutivas da equipe multidisciplinar.

O equipamento é um modelo inovador de gestão em saúde mental, pois é o único AME do estado de São Paulo especializado e destinado somente ao atendimento de pacientes que apresentam doenças mentais. O ambulatório oferece consultas nas áreas de psicogeriatria, álcool e drogas, psiquiatria da infância e adolescência, transtornos psicóticos, afetivos e de ansiedade.

“Ao longo desses 13 anos, o serviço atendeu mais de 37.000 indivíduos de todas as faixas etárias. Além disso, desempenhou um papel fundamental ao contribuir com a formação de 180 psiquiatras”, afirma Dra. Ariella Hasegawa, diretora do AME.

É importante destacar que a unidade atua integrada aos demais serviços de saúde mental da região norte de São Paulo e recebe somente pacientes encaminhados por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).

Além do atendimento individual, o AME Psiquiatria oferece terapia em grupo para que os pacientes possam compartilhar suas experiências com os demais e oficinas terapêuticas com a utilização de recursos artísticos, artesanais, jogos, entre outros.

A unidade também presta assistência às famílias e incentiva a participação dos pacientes em atividades comunitárias para inserção familiar e social do portador de transtornos mentais na sociedade.