Bauru recebe segunda etapa da Regionalização da Saúde e Gabinete 3D

Governo de SP retorna ao município para pactuar a integração da rede e destinação dos recursos da Tabela SUS e IGM SUS Paulista, que beneficiará 39 instituições da região e uma população de 1,8 milhão de habitantes

O município de Bauru receberá nesta quarta-feira (21), a 2ª Oficina de Regionalização da Saúde, juntamente com o “Gabinete 3D – Saúde”, do Governo de São Paulo. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, faz parte do cronograma de oficinas planejadas para as 12 regiões visitadas pelo secretário Eleuses Paiva ao longo de 2023.

A 2ª Oficina da macrorregional de Bauru reunirá representantes dos 68 municípios e de 39 instituições filantrópicas para pactuar os procedimentos que a região necessita, de forma compartilhada com todas as cidades, por meio de um termo de acordo e compromisso de gestão, otimizando os recursos provenientes da nova Tabela SUS Paulista e do IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal). Serão mais de 1,8 milhão de cidadãos da região beneficiados.

Entre os meses de fevereiro e março, as oficinas acontecem nos municípios de Sorocaba, Marília, Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Registro e cidades da Grande São Paulo.

A Secretaria da Saúde também promoveu seminário para aprofundar o debate sobre soluções para as três áreas mais relevantes observadas pelo programa de Regionalização: saúde mental, oncologia e cardiologia.

Lançado em abril de 2023, em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-SP) e o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo é focado em diminuir desigualdades para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas e a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento.

Gabinete 3D

Pensando na otimização dos serviços oferecidos à população e na definição de políticas públicas, o Governo de SP desenvolveu o Gabinete 3D, projeto que visa a articulação entre secretários do Estado e gestores de cada município. O nome da ação remete aos três “Ds” que regem a gestão: Diálogo, Dignidade e Desenvolvimento.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi a pasta escolhida para a inauguração da iniciativa, conforme as demandas de saúde identificadas durante a primeira fase das Oficinas da Rede Regional de Atenção à Saúde. Com o projeto, são promovidos encontros do secretário da saúde, Eleuses Paiva, com lideranças políticas locais, administradores dos hospitais e visitas às unidades hospitalares da região.