Carretas da Mamografia ampliam serviço e passam por sete regiões em abril

Serviço da Secretaria da Saúde de SP disponibiliza exames de mamografia gratuitamente e possibilita diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama

As Carretas da Mamografia, do Programa Mulheres de Peito, vão promover diagnóstico e autocuidado nas regiões de Potim, Barueri, Uchoa, Guaratinguetá, Suzano, Cachoeira Paulista e Palmeira Paulista no mês de abril. Buscando atender o maior número de pacientes, o serviço foi ampliado e agora conta com três carretas percorrendo todo o estado.

O serviço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) promove exames de mamografia gratuitamente para mulheres de 35 a 49 anos, e acima de 70 anos, mediante apresentação do RG, cartão do SUS e um pedido médico. Já as pacientes com idade entre 50 e 69 anos podem levar apenas RG e cartão do SUS. O resultado é disponibilizado em até dois dias, após a realização do exame.

Somente neste primeiro trimestre, já foram realizados mais de 6 mil exames. Em 2023, o programa realizou 24.690 exames e percorreu 47 municípios, incentivando as mulheres a realizarem o exame de mamografia e possibilitando o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de mama.

O funcionamento das carretas é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com atendimento de até 50 senhas. Aos sábados, das 8h às 12h, com atendimento de até 25 senhas, com distribuição de senhas por demanda espontânea e por ordem de chegada.

Mulheres de Peito
As mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos, também podem marcar seus exames de mamografia sem necessidade de pedido médico e de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Para realizar o agendamento do exame, basta ligar para o número 0800 779 0000. A consulta é marcada via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo.

Confira o cronograma em cada município:

Carreta da Mamografia em Potim:
Data: 26 de março a 6 de abril de 2024
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados)
Endereço: Praça Francisco De Assis Galvao – Potim (SP)

Carreta da Mamografia em Barueri:
Data: 2 a 13 de abril de 2024
Endereço: Av. Guilherme Perereca Guglielmo, 1000 Centro, Ginásio José Correa – Barueri (SP)

Carreta da Mamografia em Uchoa:
Data: 2 a 13 de abril de 2024
Endereço: Praça João Birolli – Centro – Uchoa (SP)

Carreta da Mamografia em Guaratinguetá:
Data: 9 a 20 de abril de 2024
Endereço: Avenida Da Exposição, 02, Internacional Park – Guaratinguetá (SP)

Carreta da Mamografia em Suzano:
Data: 16 a 27 de abril de 2024
Endereço: Largo da Feira, Rua Konoe Endo – Suzano (SP)

Carreta da Mamografia em Palmares Paulista:
Data: 16 a 27 de abril de 2024
Endereço: Rua Benedito de Andrade, Nº 651, Residencial Beatriz Marin Gomieri – Palmares Paulista (SP)

Carreta da Mamografia em Cachoeira Paulista:
Data: 23 de abril a 4 de maio de 2024
Endereço: Rua Silva Caldas s/n, Estádio Municipal – Cachoeira Paulista (SP)

SP Por Todas
SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira que viabiliza serviços exclusivos para elas.

Essas frentes estão nos pilares da gestão e incluem novas soluções lançadas em março de 2024. Um dos destaques é o auxílio-aluguel de R$ 500 para vítimas de violência doméstica. Também houve ampliação do monitoramento permanente de agressores com uso de tornozeleiras; o lançamento do aplicativo SPMulher Segura que conecta a polícia de forma direta e ágil caso o agressor se aproxime; e a criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher 24 horas.

O Governo do Estado ampliou linhas de crédito para elas e ampliou a entrega das Casas da Mulher Paulista, que oferecem serviços de apoio psicológico e capacitação profissional. A gestão paulista ainda implementou o protocolo Não Se Cale para acolhimento imediato e combate à importunação sexual em bares, restaurantes, casas de show e similares, formando equipes em um curso online oferecido gratuitamente aos profissionais do setor.

O último dia útil de março foi escolhido para o lançamento do movimento SP Por Todas justamente para simbolizar a perenidade de ações muito além das celebrações relacionadas ao Dia Internacional da Mulher.