Pular para o conteúdo

Carretas de Mamografia oferecem exames gratuitos a moradoras de Cândido Mota e Angatuba

As carretas do programa Mulheres de Peito estão nas cidades Cândido Mota e Angatuba, até o dia 28 de janeiro, onde as moradoras podem fazer gratuitamente mamografia, sem burocracia, sem a necessidade de pedido médico ou agendamento. O objetivo da ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é incentivar mulheres a realizar o exame para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama.

O público-alvo são mulheres de 50 a 69 anos e para ter acesso ao serviço basta apresentar RG e cartão SUS. As mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos também podem passar por consultas, desde que apresentem a solicitação médica do exame, RG e cartão do SUS.

“Essa é uma oportunidade para que as mulheres possam identificar o câncer numa fase inicial, o que aumenta o sucesso do tratamento e a possibilidade de cura. “, afirma o Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.

Em Cândido Mota, a carreta está em frente à Paróquia Nossa Senhora das Dores, na Praça Monsenhor Davi, 191. Já em Angatuba, ela fica na Rua Major Pereira de Morais, 656, no Centro. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 8h à 17h, e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados), a partir da distribuição de senhas no período da manhã. Ao total, são realizados 50 exames diariamente.

A iniciativa é realizada pela SES em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) e as imagens capturadas nos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI), que emite laudos à distância.

As unidades móveis contam com equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia e agente administrativo. E para contribuir com a agilidade do diagnóstico, cada veículo é equipado com conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, computadores e mobiliários.

O projeto existe desde 2014 e as carretas já percorreram mais de 300 locais. No total, já foram realizadas cerca de 230 mil mamografias, 7 mil ultrassons, 700 biópsias e mais de 2 mil mulheres encaminhadas para exames complementares e/ou início do tratamento oncológico em unidades estaduais especializadas.

Serviço
Carreta da Mamografia
Data: até 28/01/2023 – das 8h à 17h
Locais:
Cândido Mota – Paróquia Nossa Senhora das Dores, na Praça Monsenhor Davi, 191.
Angatuba – Rua Major Pereira de Morais, 656, Centro.