Pular para o conteúdo

Carretas de Mamografia oferecem exames gratuitos a moradoras de Presidente Prudente e Guapiaçu

As carretas do programa Mulheres de Peito estão nas cidades de Presidente Prudente e Guapiaçu, na região de São José do Rio Preto. Em Prudente, a carreta fica até o dia 6 de maio e em Guapiaçu fica até o dia 22 de abril. Com a iniciativa, as moradoras podem fazer gratuitamente mamografia, sem burocracia e sem a necessidade de pedido médico ou agendamento nesses municípios. O objetivo da ação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) é incentivar mulheres a realizar o exame para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. Em 2023, o projeto já realizou cerca de 7 mil exames e percorreu mais de 10 cidades em todo o Estado.  

O público-alvo são mulheres de 50 a 69 anos. Para ter acesso ao serviço, basta apresentar RG e cartão SUS. As mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos também podem passar por consultas, desde que apresentem a solicitação médica do exame, RG e cartão do SUS. 

“Essa é uma oportunidade para que as mulheres possam identificar o câncer numa fase inicial, o que aumenta o sucesso do tratamento e a possibilidade de cura”, afirmou o Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva. 

Em Presidente Prudente, a carreta está em frente à Avenida Coronel José Soares Marcondes, nº 2.380, Vila Euclides. Já em Guapiaçu, ela fica na Rua Independência – S/N – Centro, Praça Matriz – São Sebastião. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h à 17h, e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados), a partir da distribuição de senhas no período da manhã. Ao total, são disponibilizadas cerca de 50 senhas para realização dos exames de segunda a sexta-feira e 25 senhas aos sábados.  

A iniciativa é realizada pela SES em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI). As imagens capturadas nos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI), que emite laudos à distância. 

As unidades móveis contam com equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia e agente administrativo. Para contribuir com a agilidade do diagnóstico, cada veículo é equipado com conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, computadores e mobiliários. 

Serviço 

Carreta da Mamografia 

Data: até 22/04/2023 em Guapiaçu e até 06/05/2023 em Presidente Prudente – das 8h à 17h 

Locais: 

Presidente Prudente – Avenida Coronel José Soares Marcondes, nº 2380, Vila Euclides 

Guapiaçu – Rua Independência – S/N – Centro, Praça Matriz – São Sebastião