Unidade estará aberta nos próximos finais de semana e necessita, especialmente, do tipo sanguíneo +O e de todos os tipos negativo
O Hospital Guilherme Álvaro (HGA), na Baixada Santista, está com estoque de sangue em emergência, disponível somente para uma semana. Entre janeiro e outubro deste ano, foram registradas 10.269 doações de sangue, número inferior ao esperado. A meta para o período era de 13 mil doações, o que reforça a importância do incentivo à doação.
A instituição necessita, especialmente, do tipo sanguíneo +O e de todos os tipos negativos. Devido à baixa, a unidade seguirá aberta durante os feriados dos dias 15 e 20 de novembro.
Silvana Biagini, coordenadora técnica do hemonúcleo do HGA, explica que é muito comum que os estoques de sangue fiquem abaixo do esperado no final do ano, devido a diversos fatores, como férias, festas e a redução das campanhas em empresas e escolas.
“A maioria dos nossos doadores é motivada por campanhas ou pela internação de parentes e amigos, e não por um compromisso regular de doação. Ainda predominam no país os doadores de primeira vez, e não os de repetição, aqueles que mantêm o hábito de doar independentemente de fatores externos”, ressalta a coordenadora.
Requisitos básicos para doação
- Boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar descansado;
- Estar alimentado (sem alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem o procedimento);
- Apresentar documento original com foto recente.
Principais impedimentos temporários
- Resfriado (aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas);
- Gravidez;
- Amamentação;
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis;
- Exames endoscópicos, extração dentária e cirurgias com anestesia geral;
- Vacinas (Após 48 horas da vacina da gripe e 1 mês após vacina da dengue. Para demais vacinas, consultar o hemonúcleo).
Principais impedimentos definitivos
- Evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como Hepatites B e C, HIV e Doença de Chagas;
- Uso de drogas ilícitas injetáveis.
Serviço
Doação de sangue
Local: Rua Oswaldo Cruz, 197- Santos. Hospital Guilherme Álvaro
Funcionamento: Segunda a sábado das 7h30 às 13h