Pular para o conteúdo

Conheças os parques de São Paulo com trilhas acessíveis

Você deixa de encarar algumas trilhas por conta dos muitos obstáculos e pela dificuldade de locomoção? Pois saiba que alguns parques na cidade de São Paulo contam com caminhos projetados para atender cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida e deficientes visuais.

O Jardim Botânico da capital, por exemplo, possui a Trilha da Nascente, com uma passarela de madeira fixa, plana, projetada para não causar impacto na Mata Atlântica. Através dela, o visitante chega a uma espécie de observatório da nascente do Rio Ipiranga.

Já no Parque Villa-Lobos, localizado na capital, o visitante encontra o Circuito das Árvores, uma trilha acessível que consiste em uma passarela que chega até 3,5 de altura e tem uma extensão de 120 metros. Além disso, o parque conta com rampas, banheiros acessíveis, mapas táteis, tudo pensando na inclusão dos cidadãos.

Outro local que tem acessibilidade é a Trilha do Silêncio, que fica no Parque Estadual do Jaraguá, também na capital paulista. Ela conta com corrimões e placas com informações em braile. Lá, o único som que pode ser ouvido é o da natureza.