Pular para o conteúdo

COSUD: Saúde define ações conjuntas com Sul e Sudeste para emergências em saúde pública

Gestão de emergência em saúde e consolidação da política de hospitais saudáveis foram os principais temas do encontro

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) participou da 10ª edição do Consórcio de Integração dos Estados do Sul e Sudeste (COSUD), que ocorreu na última semana, em Porto Alegre (RS). Na ocasião, a Pasta participou da assinatura do protocolo de intenções que institui a rede interestadual da saúde, cujo objetivo é potencializar a transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS).

A preparação e resposta oportuna às emergências de saúde pública foi o principal tema abordado. A temática do meio ambiente, que começou a receber maior atenção desde a última edição, também foi retomada. Além disso, grupos técnicos de trabalho foram criados para desenvolver planos de ações conjuntas.

Participaram do evento, representando a SES-SP, o chefe de gabinete, Eudes Quintino de Oliveira Junior, a especialista em gestão em saúde e tecnologia em saúde, e assessora técnica de gabinete, Roberta Rubia, o arquiteto Vital de Oliveira Ribeiro Filho, da Divisão Técnica de Ações sobre o Meio Ambiente (SAMA), do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVS), a diretora Técnica de Saúde do Grupo de Apoio às Políticas de Prevenção e Proteção à Saúde (CVE), Edlaine Faria de Moura Villela, entre outros profissionais. Os secretários e equipes das secretarias de Saúde do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também estiveram presentes.

Os secretários lideraram o processo de escolha dos assuntos a serem debatidos e foram os coordenadores dos Grupos Técnicos. O objetivo era dar foco aos principais desafios enfrentados pelos Estados do Sul e Sudeste e buscar soluções para os problemas públicos, propondo uma atuação integrada por parte dos estados-membros.

As principais propostas apresentadas pela equipe da saúde do Estado incluíram: o mapeamento dos planos de contingência de resposta a eventos de saúde pública; a criação de uma força interestadual multiprofissional do SUS; o desenvolvimento de ações sustentáveis; a demanda de recursos para subsidiar os custos de kits desastre, formado por medicamentos e insumos para o atendimento de vítimas e de pacientes em regiões em crise; e, também, a elaboração de instrumento de avaliação estratégica de risco por meio de metodologia única para todos os Estados-membros.

Essas propostas atendem à necessidade identificada pelos membros do COSUD de dar resposta às questões criadas pelas mudanças climáticas com uma abordagem de Saúde Única, que defende políticas integradas para monitorar questões ambientais, da fauna e da saúde da população. Na mesma vertente, a proposta de hospitais sustentáveis, de emissão zero de carbono e que promovem práticas sustentáveis, também é um desafio assumido pelos estados membros.