Dez anos da Residência Médica em Geriatria do HCFMB – Saiba mais sobre o Serviço

Dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil, em 2016, tinha a quinta maior população idosa do mundo e, em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos. Os números evidenciam a necessidade da capacitação dos profissionais de saúde para prestarem assistência a esta população.

Com objetivo de oferecer um atendimento humanizado aos pacientes geriátricos, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) tem buscado aperfeiçoar os protocolos de atendimento.

Em 2023, a residência médica em Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) completa dez anos de atividades e o Serviço atua de forma interdisciplinar.

“Os pacientes idosos são certamente um dos grupos mais complexos de pessoas sob cuidado em qualquer hospital. Infelizmente, alguns profissionais de saúde sentem-se desanimados quando cuidam de idosos com múltiplas doenças crônicas e acreditam, erroneamente, que há pouco que pode ser feito por esses pacientes”, lembra o Chefe do Serviço de Geriatria e Gerontologia do HCFMB, Dr. Edison Iglesias.

A equipe conta com os residentes da própria geriatria, do programa de residência multiprofissional da saúde do adulto e idoso (enfermeiro, fisioterapeuta, farmacêutico nutricionista e psicólogo), residentes da clínica médica geral, alunos do quinto ano da graduação em medicina da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp) e com os docentes do serviço de geriatria da FMB|Unesp, Edison Iglesias e Paulo Villas Boas.

“Num contexto em que pequenos detalhes fazem grande diferença, poder contar com uma equipe multidisciplinar com conhecimento especializado em Gerontologia e Geriatria é essencial, pois a sinergia de trabalho entre os diferentes profissionais permite alcançar resultados muito superiores aos obtidos quando trabalhamos isoladamente”, pondera Dr. Edison.

“Não temos uma Enfermaria própria de Geriatria. Avaliamos o paciente, desde a observação do Pronto Socorro Referenciado (PSR) até o leito em que ele consegue ficar instalado nas mais diversas condições clínicas, inclusive idosos com necessidades de cuidados paliativos”, explica Dr. Rafael Thomazi, médico geriatra, paliativista e preceptor responsável pelo serviço hospitalar de geriatria do HCFMB.

Atendimentos e Interconsultas

Quando o paciente geriátrico dá entrada no HCFMB “realizamos o planejamento de cuidados dele”, lembra Dr. Rafael. A partir deste momento a família é acionada para ter ciência do passo a passo que o paciente vivenciará dentro do serviço hospitalar até o período de pós-alta hospitalar.

O planejamento de cuidados e a comunicação são fundamentais nos cuidados geriátricos. “Dentro do atendimento da nossa equipe no HCFMB deixamos descrito no prontuário a capacidade funcional do paciente e o planejamento de cuidados dele. A tomada de decisão é realizada de forma compartilhada com o paciente e sua família respeitando os seus valores e, ao mesmo tempo, recomendando as melhores condutas e caminhos para cada caso sempre de forma gradativa e interdisciplinar”, explica Dr. Rafael.

O Serviço de Geriatria e Gerontologia do HCFMB dispõe ainda de atendimento ambulatorial no câmpus de Rubião Jr (prédio dos ambulatórios) e no Centro de Saúde Escola (CSE), unidade vinculada a FMB|Unesp. Esta área de atuação do Serviço conta com o apoio da médica geriatra Drª. Daniela Veiga.

Dentro do serviço hospitalar, os profissionais de saúde da Geriatria, além de prestar assistência aos pacientes internados para a especialidade, oferecem suporte as outras especialidades por meio do sistema de interconsulta. “Como exemplo deste apoio auxiliamos na assistência de pacientes idosos com fratura de fêmur, no manejo de pacientes com delirium e nos cuidados geriátricos de várias outras complicações clínicas relacionadas a internação hospitalar”, pontua Dr. Rafael.

“Não temos um critério para internar para nossa especialidade. Normalmente o perfil do paciente que é internado são idosos mais dependentes, com múltiplas comorbidades, que tomam mais medicamentos e que estão mais vulneráveis tanto fisicamente quanto socialmente”, frisa Dr. Rafael.

Cuidados Paliativos

Apesar de o HCFMB dispor de um Serviço de Cuidados Paliativos, a equipe de Geriatria também realiza esses cuidados para os pacientes internados pela especialidade. “Há muito tempo fazemos cuidados paliativos no HCFMB, não se faz geriatria hoje em dia com o perfil de idoso que internam conosco sem prestar a assistência de cuidados paliativos concomitante a terapias modificadoras de doença”, diz Dr. Rafael.

Quando o paciente assistido pela Geriatria apresenta condições ameaçadoras a vida, tanto agudas quanto crônicas, além de planejar cuidados de forma compartilhada “fazemos os cuidados paliativos na nossa especialidade; muitos têm alta recebendo cuidados paliativos e com outros fazemos os cuidados de fim de vida dentro do hospital”, explica Dr. Rafael.

“Precisamos capacitar os médicos generalistas e de outras especialidades a lidar com pacientes geriátricos. Além disso, é fundamental o combate ao idadismo (preconceito em relação à idade)”, finaliza Dr. Rafael Thomazi.

Sobre o Serviço de Geriatria e Gerontologia

A Disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp) foi criada em 2004 a partir da contratação do Prof. Paulo Villas Boas como docente. Posteriormente, durante a autarquização do HCFMB, o Serviço de Geriatria foi criado a partir da Disciplina de Geriatria, com a qual mantém íntima relação. Em 2013, teve início a residência de Geriatria, a qual conta atualmente com quatro vagas reconhecidas pelo MEC para ingresso anual de residentes médicos.