Pular para o conteúdo

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é tema de simpósio da Secretaria da Saúde

Evento gratuito e aberto ao público acontecerá no dia 2 de abril e abordará temas como assistência na saúde e direitos das pessoas com autismo; inscrições estão abertas

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) promoverá, na próxima terça-feira (02), um simpósio sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, visando a sensibilização dos profissionais do SUS no atendimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento gratuito e aberto ao público acontecerá no Auditório José Ademar, da SES, a partir das 9h, e poderá ser assistido mediante inscrição e disponibilidade de vagas.  

A médica psiquiatra e assessora técnica de Saúde Mental da SES, Ana Carolina Pegoraro Martins, destaca a importância da discussão do tema para compreensão das necessidades assistenciais dos pacientes com TEA. “É fundamental uma rede de atenção que esteja capacitada para melhor acolher, estimular o desenvolvimento e realizar o diagnóstico precocemente para que os pacientes e até mesmo seus familiares tenham mais qualidade de vida”, diz. 

O simpósio também será transmitido via Zoom e os interessados poderão acompanhar pelo link: https://shre.ink/8Vkt, sem necessidade de inscrição. Já para o evento presencial, serão 130 vagas e é necessário inscrever-se pelo e-mail zssilva@saude.sp.gov.br, enviando o nome completo, RG e município. Será enviada uma confirmação da inscrição. 

Programação

No simpósio, serão abordados três temas: “Os direitos das pessoas com autismo”, conduzida pela Promotora de Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de São Paulo, Sandra Massud; “A organização da rede municipal de saúde de Ubatuba para o cuidado de autistas”, feito por Adélia Torres Silva (CAPS IJ), Leovigilda Cesar (UNIR) e Maria Olivia Pimentel Samersla (Educação Permanente em saúde de Ubatuba). A terceira mesa será sobre “Experiência na desinstitucionalização de 2 jovens com autismo para os serviços residenciais”, apresentada por Rosy Hellen de Tulio (CAPS III Largo Treze); Marcio Alves, Coordenador do Serviço de Residência Terapêutica de Santo Amaro; Adriane Henderson (Saúde Mental da SBCD); Patricia Rocha (CAPS III Mandaqui), e Camila Bortolouci, Claudia Ruggiero Longhi e Ligia Maria Borgianni, da Assessoria de Saúde Mental da SES/SP.

Serviço:

Simpósio – Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Data: 2 de abril

Local: Auditório José Ademar

Endereço: Avenida Doutor Arnaldo, nº 351 – Consolação, São Paulo

Horário: A partir das 9h

E-mail para inscrição: zssilva@saude.sp.gov.br  

Link do evento online: https://shre.ink/8Vkt