Pular para o conteúdo

Escola de Educação em Saúde (EES) é submetida a processo de credenciamento no HCFMB

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu a visita de especialistas do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEE-SP) para o processo de credenciamento da Escola de Educação em Saúde (EES), iniciativa que tem o objetivo de ampliar as ofertas de cursos oferecidos no âmbito do HCFMB, bem como promover o desenvolvimento e melhoria contínua das instituições de saúde partícipes, contribuindo para a formação, atualização e aperfeiçoamento de seus profissionais, cumprindo a missão de aprimorar as equipes multiprofissionais que atuarão na sociedade.

Os representantes do CEE-SP, professores Lúcia Iracema Zanotto de Mendonça, médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), e Sebastião de Souza Lemes, docente da Unesp de Araraquara, conheceram as instalações da área que deverá abrigar a EES e estão produzindo um relatório com objetivo de viabilizar o credenciamento e autorizar o funcionamento de Cursos de Especialização.

Sobre a EES

A EES é uma parceria entre Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (FAMESP). A proposta é apoiar o desenvolvimento de profissionais e estudantes da área de saúde, contribuindo com o Sistema Único de Saúde (SUS) e entregando profissionais em quantidade e qualidade suficientes para atender a demanda da região.

A EES apresenta uma proposta de ação educativa para os trabalhadores a partir de problemas encontrados na realidade dos Serviços de Saúde, correlacionando teoria e prática, além de considerar experiências individuais e comunitárias. A missão da Escola é captar recursos para o HCFMB.

A EES ficará no antigo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da FAMESP, ao lado do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FMB, localizada na Chacára Butignoli s/n, Rubião Júnior.

Capacitação

O primeiro curso da EES será de Especialização Multiprofissional em Cuidados na Área de Álcool e Outras Drogas. A coordenação é do Prof. Dr. José Manoel Bertolote, médico psiquiatra, e tem como público-alvo profissionais da rede de atenção que atuam direta ou indiretamente com pessoas que estejam em uso de álcool ou outras drogas (médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e enfermeiros).

Com a finalidade de atender a necessidade da formação especializada nesta área, justificada pelo crescimento desta problemática social no Brasil, o Curso de Especialização em Cuidados na Área de Álcool e Outras Drogas, busca criar um espaço teórico-prático que oferecerá aos profissionais habilidades e competências para elaborar programas de prevenção, tratamento e retorno do paciente às atividades cotidianas em diferentes contextos.

A EES iniciará as atividades em sistema informatizado com uma “secretaria escolar digital”, permitindo uma gestão sem consumo de papel para a impressão, servindo alunos, docentes e colaboradores da Instituição. A ideia é que o equipamento público inicie suas atividades no primeiro semestre de 2023, com cursos de capacitação, atualização e aperfeiçoamento.

Estão à frente da EES, o Prof. Dr. Antonio Luiz Caldas Junior, Docente Aposentado do Departamento de Saúde Pública da FMB e a Drª. Juliana Machado Rugolo, Diretora do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do HCFMB.

Dúvidas ou mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (14) 3811.6426 – DGAA do HCFMB