Pular para o conteúdo

“Esta experiência me trouxe de volta à vida”, disse a idosa mais bela de SP eleita pelo Miss IPGG

Concurso promovido pelo Instituto Paulista de Geriatria elege seis mulheres 60+ em diferentes categorias e reforça o autocuidado na terceira idade

“Para mim, foi muito gratificante, especialmente hoje. Tive uma perda que me deixou muito abalada, mas esta experiência me trouxe de volta à vida”, declarou a vencedora do 17º Concurso Miss IPGG, Maria José Bento, viúva e aposentada de 84 anos. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), o evento aconteceu nesta sexta-feira (17) e contou com a participação de 13 idosas inscritas em seis categorias.

Rompendo com os estereótipos acerca da terceira idade, Maria José ressaltou a importância do concurso. “Podemos mostrar que, mesmo após os 60 anos, continuamos a viver, e, a partir daí, temos que viver mais e mais para nós mesmas, saber nos amar, nos cuidar, pois, por muito tempo, só cuidamos das outras coisas, e hoje temos que ter esse autocuidado”, afirmou.

Após a perda do marido e um período de depressão, Maria José diz considerar a autoestima como um remédio que renova a vontade de seguir em frente. “Ela espanta a doença e o mau humor, espanta tudo aquilo que não lhe faz bem. E assim, passamos a viver. Um dia após o outro”, relata.

Para o gerente de convivência do IPGG, Nilton Guedes, o concurso representa a possibilidade das senhoras elevarem a autoestima ao promover o autocuidado. “As participantes procuram se cuidar mais, se arrumar melhor, e o mais importante, colocarem a si mesmas em primeiro lugar e estarem bem de dentro para fora”, afirma.

O IPGG disponibilizou camarins para as participantes, com direito a equipe para fazer cabelo e maquiagem.

O concurso ainda premiou as candidatas em outras cinco categorias: Miss Elegância (Maria Aparecida Luz da Silva) Miss Simpatia (Irene Pereira Vasconcelos), Miss Sorriso (Denaide Gomes de Oliveira), Miss Beleza (Maria Helena Pereira Silva) e Miss Timidez (Cleuza Batista de Sá).

“Mulheres de 60, homens de 60, não fiquem escondidos dentro das suas casas. Saiam, vão para o baile dançar e curtir. Vamos viver o momento de agora e mostrar para o mundo que temos capacidade de manter uma vida ativa e fluida”, aconselhou, emocionada, a Miss IPGG.

Sobre o IPGG

O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) é referência em assistência em saúde, atividades de entretenimento, lazer, convivência, alfabetização e cultura para os idosos da zona leste da capital paulista. Mensalmente são atendidos mais de 6.000 idosos, nas mais diversas especialidades de saúde, inclusive odontologia, e nas outras atividades.