Pular para o conteúdo

Experiências paulistas recebem reconhecimento nacional na 17ª ExpoEpi

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) recebeu três prêmios nacionais por suas experiências bem-sucedidas na área de epidemiologia, na última quinta-feira (9), na 17ª ExpoEpi, evento promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS). O Centro de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria de Controle de Doenças (CVE/CCD) recebeu premiações por estratégias de atendimento de acidentes com animais peçonhentos e enfrentamento à desinformação durante a pandemia, enquanto o Instituto Adolfo Lutz foi premiado pelo monitoramento genético de bactérias resistentes a tratamentos antimicrobianos.

“Neste ano, o evento nacional alcançou um marco histórico, ao receber mais de 1,8 mil trabalhos submetidos. Assim, ser premiado entre tantos trabalhos submetidos, demonstra o comprometimento das equipes do Centro de Vigilância Epidemiológica e do Instituto Adolfo Lutz na execução das atividades e reconhece o empenho, dedicação e qualidade do trabalho da vigilância em saúde, visando sempre a melhoria da qualidade de vida da população do Estado de São Paulo,” afirma a Dra. Regiane Cardoso de Paula, coordenadora da Coordenadoria de Controle de Doenças da SES.

A Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças ExpoEpi premia, historicamente, as experiências bem-sucedidas na área e que contribuem para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e é considerada o maior evento do país de vigilância em saúde e reúne gestores, movimentos sociais, academia e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Realizada com o apoio da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), o evento busca difundir e divulgar as práticas exitosas dos serviços de saúde do SUS, que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a saúde pública e os seus participantes trocam conhecimentos e debatem questões de vigilância em saúde, além de visitarem exposições para troca de experiências sobre o tema. A 17ª edição celebra dois marcos históricos: 20 anos da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e os 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI) brasileiro.