Governador em exercício vistoria obras em Rio Preto e Mirassol e anuncia repasse de R$ 487 milhões para a saúde

Felicio Ramuth e Eleuses Paiva, secretário da Saúde, também anunciaram a liberação do primeiro pagamento da Tabela SUS Paulista neste mês

O governador em exercício, Felicio Ramuth, e o secretário de estado da Saúde, Eleuses Paiva, visitaram a região de São José do Rio Preto nesta quinta-feira (21). Durante a agenda, foi anunciado o repasse anual de R$487 milhões provenientes da Tabela SUS Paulista, cujo pagamento da primeira parcela ocorre neste mês, e do IGM SUS Paulista. O valor beneficia 52 entidades e mais de 1,6 milhão de habitantes da região.

“Estamos anunciando os R$ 450 milhões da Tabela SUS Paulista para as entidades filantrópicas e Santas Casas da região. Um parto, por exemplo, em que o hospital recebia R$ 500, passa a receber R$ 2,5 mil: são R$ 2 mil do Governo do Estado e R$ 500 pela tabela federal. É importante e necessário aumentar a sustentabilidade das Santas Casas e dos hospitais filantrópicos e a Tabela Sus Paulista vem nesta direção”, afirmou Felicio.

“O governador Tarcísio de Freitas resolveu encarar de frente o problema do subfinanciamento da saúde. E o IGM Municipal também permite o envio de R$ 37 milhões do Estado para a atenção primária dos municípios, parte já foi repassada há 30 dias para o combate à dengue”, acrescentou o governador em exercício.

Felicio iniciou a agenda na região visitando a CardioPedBrasil – Centro do Coração da Criança do Hospital da Criança e Maternidade (HCM)/Funfarme, em São José do Rio Preto. Ramuth e Paiva conheceram a estrutura que oferece uma das maiores e mais bem equipadas unidades de terapia intensiva do Brasil, exclusivamente dedicadas ao tratamento de crianças portadoras de cardiopatias congênitas. O ambiente conta com duas salas cirúrgicas, 252 leitos, com processo de expansão para 335 leitos até agosto de 2024.

Durante a visita, o governador em exercício anunciou investimentos na saúde da região provenientes da Tabela SUS Paulista e do IGM SUS Paulista. O primeiro programa corrige o subfinanciamento da tabela federal, complementando com recursos do tesouro estadual, para 52 prestadores filantrópicos, o valor mensal de R$37,5 milhões. Já o IGM SUS Paulista destinará, em 2024, aos 102 municípios de São José do Rio Preto o aporte de R$37,2 milhões, com repasse per capita variando entre R$15,00 e R$40,00. Outros R$8,4 milhões serão destinados para os municípios ampliarem o acesso e a assistência à rede ambulatorial especializada e hospitalar de média e alta complexidade.

O secretário destacou a importância dos recursos destinados aos municípios. “Estamos pautando uma nova estrutura para a saúde de São Paulo, baseada na equidade e em investimento em todas as regiões, identificando onde estavam os vazios assistenciais e entendendo que o sistema público de saúde precisa atender as demandas de seus pacientes, sem necessidade de deslocamento para ter um atendimento de qualidade”.

Obras em Mirassol

Em Mirassol, o governador em exercício inspecionou as obras do Hospital Regional São Pedro na Providência de Deus, que está previsto para ser inaugurado no segundo semestre deste ano.

O Hospital Regional São Pedro na Providência de Deus, em Mirassol, está em fase de finalização da obra, com previsão de inauguração no segundo semestre deste ano. Até o momento, o Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, já repassou R$36 milhões à unidade.

O hospital será de média complexidade e terá mais de 170 leitos, distribuídos da seguinte forma: 88 leitos para internação clínica e cirúrgica, incluindo 3 leitos de isolamento; 26 leitos para atendimentos obstétricos, pré-parto, parto e pós-parto; 20 leitos de UTI Adulto Tipo II, com dois leitos de isolamento; 17 leitos para recuperação pós-anestésica; e 16 leitos de observação de emergência, com um leito de isolamento.

“A construção desse hospital é um sonho que eu ouço falar há mais de uma década. Não tenho dúvidas da importância desse hospital para atender a média e alta complexidade”, ressaltou Paiva.

As obras do primeiro bloco do novo hospital regional em Mirassol estão 95% concluídas. Já o futuro centro cirúrgico e a UTI alcançaram 80% de conclusão, enquanto a ala de internação tem 60% da construção pronta.