Governo de SP cede prédio à Capital para ativação de nova UBS

O Governo de SP irá ceder à Prefeitura de São Paulo um prédio localizado na zona Sul da Capital para ativação de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), que permitirá o reforço da rede primária e ampliará a oferta de atendimentos especializados em ambulatórios estaduais.

Com a medida, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo poderá instalar a nova UBS “Santa Cruz”, que será referencia para mais de 132 mil habitantes que integram o Distrito Administrativo do bairro. O serviço funcionará no prédio que antes abrigava o Núcleo de Gestão Assistencial (NGA) de Santa Cruz, que será cedido ao município por meio de decreto.

Agora, 4,2 mil pacientes deste serviço seguirão assistidos em serviços mais estruturados e maior capacidade de acolhimento. Eles têm sido avisados desde 1º de setembro sobre os novos fluxos e haverá uma equipe de a postos no local para reforçar orientações aos que tiverem dúvidas.

Serviços

Um dos serviços principais é o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Idoso Sudeste, que agora poderá atender até 3,2 mil pessoas – um aumento de 60% e, relação à demanda atual da unidade. Este serviço absorverá inclusive 1,2 mil pacientes com 60 anos ou mais antes atendidos no NGA. Demais pacientes abaixo dessa faixa etária seguirão acompanhados pelo NGA Várzea do Carmo e Hospital do Ipiranga.

A nova UBS manterá o atendimento de 800 pacientes acompanhados nas áreas clínica e ginecológica, além de especialidades não médicas como enfermagem, psicologia e serviço social. Na área de Pneumologia, 120 pacientes seguirão assistidos pela AMA Flávio Gianotti.

As unidades de referência também realizarão exames, com média de 1 mil por mês, e dispensação de medicamentos, com capacidade para 3 mil receitas ao mês.

A medida reforça o atendimento da rede primária e otimiza o uso de estruturas públicas de saúde, bem como dos recursos humanos e financeiros. O NGA era mantido com valor mensal de R$ 616 mil e, agora, este valor será redirecionado para aumentar a oferta de atendimento nos demais serviços citados.

A cessão do prédio e adequação dos fluxos foram pactuadas com o município em CIB (Comissão Intergestores Bipartite).