Governo de SP dobra leitos pediátricos no Hospital Estadual de Sumaré

O governador em exercício Felicio Ramuth e o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva visitaram nesta quarta-feira (10) as novas instalações do Hospital Estadual de Sumaré (HES), que teve o número de leitos pediátricos dobrado com recursos do Estado.

O Governo de São Paulo investiu R$ 3,1 milhões na ampliação do atendimento de saúde infantil na região de Campinas com 10 novas vagas de enfermaria, reforçando atendimentos cirúrgicos (eletivos e de urgência) e suporte à UTI pediátrica da unidade.

“Não vamos medir esforços para continuar a investir na saúde. O esforço feito aqui é a prova real que a gestão do governador Tarcísio de Freitas está focando no atendimento para todo o estado de São Paulo”, disse Felicio. “Ao longo de quatro meses, houve um longo esforço para retomar os atendimentos em saúde represados pela pandemia. Agora, é bom ver vidas sendo salvas nos novos leitos deste hospital.”

A visita do governador em exercício foi acompanhada pelos prefeitos Luiz Dalben, de Sumaré, e Fabio Polidoro, de Pedreira, além de deputados estaduais, diretores regionais de saúde e autoridades municipais.

As autoridades estiveram no quarto da paciente Helena Paz, de 1 ano, acompanhada pela mãe, Franciele Alves. Helena passou por um procedimento de correção de hérnia diafragmática e está sendo atendida em um dos novos leitos.

Além da ampliação para 20 leitos clínicos, o HES possui seis UTIs pediátricas, 12 leitos de UTI neonatal e dez vagas semi-intensivas de atendimento neonatal. A estimativa é que a ala cirúrgica da unidade amplia a capacidade para até 500 procedimentos pediátricos anuais.

O secretário de Saúde destacou o impacto das novas instalações em Sumaré. “Oferecer atendimento com rapidez e eficiência é a missão do Governo de São Paulo. Essa ampliação, além de aumentar a capacidade de atendimento às crianças da região de Campinas, vai ajudar as outras unidades de saúde a não ficarem sobrecarregadas”, disse Paiva.

Administrado pela Unicamp, o Hospital Estadual de Sumaré é referência para urgência clínica, cirúrgica (adulta e pediátrica), ortopédica, neurocirúrgica, obstetrícia de alto risco e neonatologia. A unidade também faz procedimentos cirúrgicos eletivos.

Em 2022, a unidade de Sumaré foi eleita o melhor hospital público do Brasil, segundo ranking elaborado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde, o Instituto Ética Saúde e a Organização Nacional de Acreditação.