Governo de SP libera R$ 93 milhões para ampliar vacinação contra Covid-19 e outras doenças e combate à dengue

O Governo de SP está investindo R$ 93 milhões para ajudar prefeituras a ampliar a imunização de doenças que podem ser prevenidas com vacinas, como a Covid-19, o sarampo e a poliomielite, além de outras previstas no calendário vacinal do Estado de São Paulo. Os recursos também serão utilizados no controle da dengue, zika vírus e chikungunya.

Todos os 645 municípios serão beneficiados com os recursos para ampliar a imunização, com a realização de busca ativa pelos municípios para casos de sarampo, além de avaliarem as cadernetas de vacinação da população, especialmente o esquema vacinal completo da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), da poliomielite e demais imunizantes do calendário vacinal do Estado de São Paulo.

A medida é necessária devido aos baixos índices de cobertura vacinal dos últimos anos para evitar que doenças já erradicadas voltem a circular pelo território paulista.

Arboviroses

Metade dos recursos serão utilizados em ações de combate à disseminação do mosquito transmissor e monitoramento dos casos notificados. A iniciativa faz parte dos planos de Contingência para a prevenção e controle da disseminação da dengue, zika e chikungunya.

O Estado de São Paulo registrou, até o final de outubro de 2022, 317,9 mil casos de dengue e 274 óbitos. Em 2021, no mesmo período, foram contabilizados 139,2 mil casos de dengue e 62 óbitos.

“O final do ano, com a elevação da temperatura e o aumento das chuvas, é a época em que ocorre o aumento da elevação de infestação do mosquito Aedes aegpypti. Então, este é o momento ideal de se implementar as ações preventivas”, afirma a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Tatiana Lang.

O Plano de Ação tem como objetivo intensificar as visitas domiciliares aos imóveis para a eliminação de potenciais criadouros existentes, realizar a nebulização ambiental, para eliminação de insetos infectados e mobilizar a população na adoção de medidas para evitar criadouros nas residências. Essas atividades são conduzidas pelos municípios, com apoio técnico do Governo de SP.

Prevenção

O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva. As principais medidas de prevenção são: deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura.