Pular para o conteúdo

Governo de SP participa do 65º Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto

O governador Tarcísio de Freitas e o Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva participaram, nesta terça-feira (9), da mesa abertura da 65ª edição do Congresso Estadual de Municípios (CEM), que acontece em Ribeirão Preto, de 9 a 11 de maio. Com o tema “Município Forte. País Desenvolvido”, o congresso é promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM) e reúne gestores públicos municipais, estaduais e federais, além de representantes do Judiciário e do setor privado para discutir soluções imediatas aplicáveis nas cidades. 

“Este é um Congresso de extrema relevância, ainda mais num momento em que estamos implantando a Regionalização da Saúde no Estado de São Paulo. Aqui discutimos as políticas públicas que fortalecem o municipalismo, trazendo aos gestores conhecimento e, consequentemente, mais qualidade nos serviços públicos para a população”, afirmou Paiva. 

Já no período da tarde, o secretário executivo da SES-SP, Sérgio Okane, participou do painel: “Saúde: custeio, financiamento e investimento”, realizado no Auditório Governador Franco Montoro. Ao falar dos problemas enfrentados pelo setor, Okane observou que “na maior parte dos países, o recurso gasto pelo Estado é muito grande, enquanto, no Brasil, o que o Estado gasta é menor do que a população utiliza. Os grandes desafios são aqueles gastos crescentes no setor da saúde, onde a inflação é maior do que a inflação normal. Precisamos aumentar a busca pela eficiência na gestão para que a gente possa entregar mais.” 

Em conjunto com Adriana Ruzene, diretora do Departamento Regional de Saúde de Ribeirão Preto; Jane Aparecida Cristina, secretária de Saúde do município de Ribeirão Preto; Carla Albert, especialista em Saúde na SES-RS; Ricardo de Carvalho Cavalli, Superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Ribeirão Preto; e com mediação de Leandro Pilha, ex-prefeito de Santa Rita do Passa Quatro e 3° vice-presidente da APM, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) apresentou o programa Regionalização da Saúde, que tem como um dos objetivos justamente o de otimizar os recursos públicos. Para Okane, “o importante é que é a região que vai definir qual a sua necessidade e com o quê a Secretaria de Estado da Saúde vai poder colaborar, para que a saúde na sua região tenha uma melhora na qualidade”. 

Para conferir a programação completa do Congresso Estadual de Municípios, acesse https://congresso.apaulista.org.br/congresso/programacao.  

Serviço: 

65° Congresso Estadual de Municípios 

Data: de terça a quinta-feira – 9 a 11 de maio de 2023 

Local: Taiwan Centro de Eventos – Av. Dr. Francisco Gugliano, 2710 | Royal Park – Ribeirão Preto – SP.