Pular para o conteúdo

Governo de SP reforça ações de combate ao Aedes aegypti nas estações de trens e metrô

Campanha acontece na Estação Brás e no Terminal Metropolitano Jabaquara, reiterando a importância dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito

O governo de SP, em uma ação conjunta da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP) e da Defesa Civil, promove nos dias 10 e 12 na Estação Brás, do Metrô, e no Terminal Metropolitano Jabaquara, da EMTU, respectivamente, a campanha de conscientização sobre os cuidados para evitar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A ação integra os esforços da atual gestão para combater a doença no território paulista.

A campanha tem como intuito reforçar à população a importância de evitar o surgimento de focos de larvas do mosquito e, consequentemente, a propagação do transmissor da dengue, zika e chikungunya. Equipes da SES e Defesa Civil estarão à disposição dos passageiros das empresas ligadas à estação e terminal (Metrô e EMTU) para esclarecer cuidados que podem ser adotados diariamente.

Apesar da doença ser mais associada ao verão, a contaminação também pode ocorrer em outras estações, explica a coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças da SES, Regiane de Paula. “Ainda que a transmissão seja mais acentuada durante o verão, os cuidados devem ser constantes, inclusive em estações como o outono. Muitas medidas básicas de prevenção, como não deixar água parada, são esquecidas nessa época do ano, o que pode propiciar a proliferação de mosquitos”.

A coordenadora explica ainda que a maior parte dos criadouros se encontra em residências, por isso, é fundamental ter acesso a ações educativas e contar com o apoio da população nos cuidados para evitar focos de transmissão de dengue.

Para o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel PM Henguel, a presença da Defesa Civil no combate à dengue vem ocorrendo em todo o estado de SP. “Colocamos todo o Sistema Estadual de Defesa Civil para apoiar, são mais de 5 mil agentes que, diariamente, reforçam o time junto com os profissionais da Saúde”, afirmou.

Confira as orientações para evitar que as casas e apartamentos se transformem em criadouros:

  • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre fechada;
  • Folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas também precisam ser removidos;
  • Encha os pratos dos vasos de plantas com areia até a borda;
  • Troque a água e lave o vaso das plantas aquáticas com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana;
  • Garrafas e recipientes que acumulam água devem ser sempre virados para baixo;
  • Caixas d’água também devem permanecer fechadas e todos os objetos que acumulam água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo.

Portal Dengue 100 Dúvidas

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, lançou o portal “Dengue 100 Dúvidas” com as cem perguntas mais frequentes sobre dengue, zika e chikungunya nos buscadores da internet. A ferramenta desmistifica as fake news que circulam nas redes sociais e orienta a população sobre as doenças. O acesso está disponível no link: www.dengue100duvidas.sp.gov.br.

Serviço:
Campanha de Conscientização sobre os cuidados para evitar a dengue
Data: 10 e 12 de abril
Horário: 7h às 11h
Local: Estação Brás (Metrô) e Terminal Metropolitano Jabaquara (EMTU), nos dias 10 e 12 respectivamente.