Pular para o conteúdo

Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas supera atendimentos em todas as áreas em comparação ao Cratod

O novo Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas do Governo de SP, inaugurado no último dia 6 de abril, ampliou os atendimentos e já supera o antigo Centro de Referência de Atendimento a Tabaco, Álcool e Outras Drogas (Cratod), se comparado com o mesmo período de 2022. De 6 a 17 de abril, a nova unidade já realizou 1.617 atendimentos totais, sendo 1.479 entre acolhimentos, admissões e atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e 148 encaminhamentos para unidades especializadas no tratamento, como hospitais, Casas de Passagem e Comunidades Terapêuticas.

“O novo HUB, em menos de 15 dias, tem deixado evidente e registrado a sua eficiência e importância no tratamento contra o crack, o álcool e outras drogas. Ao todo, se comparado com o ano passado, já aumentamos em quase 35% o número de atendimentos. Com o passar do tempo, com as estruturas de atendimento intersecretarial bem firmadas, ampliaremos ainda mais a ajuda a essa população”, disse o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.

No mesmo período do ano passado, o Cratod havia realizado 1.139 atendimentos entre acolhimentos, admissões e atendimentos no Caps, e 69 encaminhamentos. Desta forma, o novo Hub já registra aumento de quase 30% nos atendimentos, 114,5% de aumento nos encaminhamentos para unidades especializadas e 34,6% no total de atendimentos.

O novo hub tem capacidade de ofertar mais de 700 atendimentos clínicos por mês e 6 mil atendimentos sociais. Cerca de 200 profissionais com experiência no tratamento de dependência química estão destinados para abordagens e atendimentos. O Hub, além das ações de saúde, como abordagem e atendimento, atua no gerenciamento, articulação e integração das ações desenvolvidas pelo Estado e pelo município por meio de diferentes políticas de proteção, que contribuem para o cuidado integral a esta população.

A unidade ainda conta com acolhimento social com avaliação dos riscos médicos e clínicos 24h, leitos de hospitalidade dia e noite para acolhimento, encaminhamento para demandas sociais, centro de monitoramento do processo de recuperação e reinserção através de indicadores assistenciais e intersetoriais, salas de multiuso para grupos de mútua ajuda, espaços para grupos de abordagem de organizações missionários do centro e de apoio a grupos de familiares. A instituição também é um polo agregador e norteador para outras estratégias de cuidados, como por exemplo: acolhimento assistido com 40 vagas e parcerias com grupos da sociedade civil, que atuam no território.