Pular para o conteúdo

Influência dos alimentos no bom humor

A alimentação está ligada diretamente ao funcionamento do organismo e manutenção da saúde, não só física, mas também psíquica.  A composição dos nutrientes dos alimentos liberam diversos neurotransmissores, que são mensageiros químicos responsáveis por transportar, equilibrar e estimular os sinais entre os neurônios ou células.

A serotonina é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, liberada principalmente por alimentos que contém triptofano, como proteínas, oleaginosos, frutas e até mesmo chocolate.

O chocolate 70% cacau possui vários benefícios além da serotonina, principalmente pelo baixo teor de gordura. Os polifenóis do cacau aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro, com estímulos imediatos.

No Brasil, a banana é a fruta mais consumida pela população, ocupando o segundo lugar no ranking mundial de produção com 7 milhões de toneladas produzidas anualmente.  Ela é rica em proteína, carboidrato e vitamina B5, sendo ótima fonte de energia e também regula a ansiedade.

Castanhas, nozes e amêndoas são oleaginosos bastante proteicos e também fontes de selênio, um mineral antioxidante e anti-inflamatório, relacionado à redução de estresse e benefícios mentais.