Pular para o conteúdo

Instituto de Infectologia Emílio Ribas II recebe certificação de qualidade ‘ONA’

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II (IIER2), no Guarujá, acaba de receber da Organização Nacional de Acreditação (ONA) a certificação ONA – Nível 1, que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade. Gerenciada pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação do ABC, a unidade é a primeira 100% SUS (Sistema Único de Saúde) acreditada na Baixada Santista e a única do Guarujá, inclusive entre unidades privadas.

Com foco na segurança do paciente, o IIER2 passou por avaliação minuciosa de uma IAC – Instituição Acreditadora Credenciada e por equipe de avaliadores habilitada pela ONA, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação em diversas áreas, entre as quais gestão organizacional, segurança na assistência e áreas de apoio.

De acordo com o superintendente técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é o reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. No caso da ONA, são mais de 20 anos de atuação. “A acreditação do Instituto Emílio Ribas II é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação, todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos são verificados antes da homologação da acreditação”, explica.

RECONHECIMENTO

De acordo com o diretor-geral da unidade, Reginaldo Reple Sobrinho, o processo de acreditação teve início há cerca de dois anos, quando foi solicitada a primeira auditoria na unidade. “Com base nesse relatório inicial de avaliação, promovemos uma profunda mudança estrutural em todos os setores da instituição, como as áreas assistencial, clínica, administrativa e financeira. Criamos novos protocolos, rotinas de trabalho, realizamos reforma predial e adequação de equipamentos, entre outras melhorias”, enumera.

Segundo o dirigente, o objetivo era receber a auditoria final em dois anos, o que ocorreu nos dias 17 e 18 de agosto. “Estamos muito satisfeitos com a homologação do resultado e a acreditação recebida. Isso nos motiva ainda mais para alcançar a acreditação em excelência Nível 2 ou até mesmo o Nível 3. Nossos funcionários continuam trabalhando para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a instituição,

visando primordialmente a segurança do paciente”, informa Reginaldo Reple, que completa: “Graças ao aprimoramento operacional e funcional do Hospital, propiciado pela acreditação, quem ganha são os usuários do SUS, que são assistidos com mais segurança e excelência, solidificando ainda mais o nome da FUABC na Baixada Santista”.

REFERÊNCIA

A Fundação do ABC deu início à gestão plena do IIER2 em 2014. Hospital estadual especializado no atendimento de doenças infecciosas e parasitárias, o equipamento funciona 24 horas por dia e conta com 46 leitos – 33 de enfermaria e 13 de Terapia Intensiva (UTI).

A unidade atende exclusivamente o Sistema Único de Saúde e recebe pacientes encaminhados dos nove municípios que integram a Baixada Santista para o cuidado de diferentes doenças infectocontagiosas, entre as principais HIV/Aids, tuberculose, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe e hepatites.

Além do atendimento médico e de enfermagem, também estão disponíveis exames laboratoriais e de imagem, como raio X, ultrassonografia e endoscopia. Os pacientes são atendidos mediante encaminhamento do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP).

Com foco em capacitação e treinamento constante das equipes técnicas, periodicamente a unidade organiza as tradicionais edições do “Ciclo de Palestras”, que reúnem centenas de participantes e renomados especialistas da área de Infectologia para orientação e conscientização de funcionários e profissionais da Saúde da Baixada Santista.