Pular para o conteúdo

Instituto Lauro de Souza Lima celebra 90 anos

O Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL) comemora 90 anos nesta quinta-feira, 13 de abril. A unidade é referência nas áreas de ensino e pesquisa contra a hanseníase no Estado, além de realizar o tratamento da doença a fim de prevenir e auxiliar os pacientes. Por ano, o ILSL realiza cerca de 1,7 mil atendimentos relacionados à hanseníase.
Neste ano, o instituto preparou uma semana para celebrar a data e reforçar a importância das ações realizadas ao longo de nove décadas de atuação em benefício da população. A iniciativa vai ocorrer entre os dias 10 e 14 de abril.

Confira a programação abaixo:
Programação
Dia 10 de abril a partir das 10h – Abertura solene das atividades em comemoração aos 90 anos do Instituto
Dia 11 a 14 de abril das 7h30 às 11h30 – Visita guiada no instituto para estudantes de escolas municipais do município de Bauru
13 de abril a partir das 19h – Evento comemorativo pelo aniversário da unidade
14 de abril das 16h às 20h – Exposição sobre os 90 anos da unidade no Boulevard Shopping Bauru

Orientações sobre a hanseníase

A hanseníase é uma doença crônica transmissível causada pela bactéria Mycobacterium leprae, de evolução lenta e com apresentação de sintomas em estágio evoluído na maior parte dos casos, acomete a pele e os nervos periféricos. Se não tratada, pode resultar em incapacidades físicas. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, e a principal via de eliminação do bacilo são as vias aéreas superiores: nariz e boca. Os doentes multibacilares sem tratamento são as principais fontes de infecção da doença.
Os principais sinais e sintomas da hanseníase são áreas da pele com manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas que não coçam e não doem com diminuição de sensibilidade ao toque, à dor, ao calor e ao frio. A pessoa com a doença apresenta ainda queda de pelos, anidrose (pele sem suor) e áreas de dormência.
Com a menor sensibilidade da pele, o indivíduo corre o risco de se machucar ou queimar sem perceber a gravidade. Também pode apresentar áreas com formigamento, sensação de agulhadas e dor no trajeto dos nervos. O surgimento de incapacidades físicas é um dos aspectos mais importantes da doença, que pode levar ao estigma e discriminação do doente.

Tratamento  
O tratamento da hanseníase (que pode durar de 6 a 12 meses) é gratuito e a medicação é disponibilizada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e unidades de referência do SUS. A taxa de cura no Estado é de 90%, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).