Pular para o conteúdo

Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia firma parceria com Projeto Yura para promover saúde dos idosos

O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia José Ermírio de Moraes (IPGG), que atua para proporcionar qualidade de vida ao idoso, firmou uma parceria com o Projeto Yura, programa de reabilitação criado no Japão. A técnica integrativa tem o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas com música japonesa para estimular a memória, concentração e coordenação de idosos.

No dia 14 de abril, às 10h, o IPGG irá promover a realização do método Yura Ritmo, voltado à prática de atividades para pessoas acima de 60 anos, como dança e exercícios rítmicos com instrumentos musicais adaptados. O programa, cujo limite de participantes é de 15 pessoas, terá duração de três meses, com atividades uma vez por semana. Ao completar 15 pessoas por grupo, um novo será criado. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (11) 2030-4078 ou pelo e-mail (ipgg-educa@saude.sp.gov.br).  

Para aprender sobre a prática e aprofundar o conhecimento, três colaboradores do IPGG foram à cidade de Sendai, no Japão. O projeto consiste na manutenção de atividades físicas e mentais. Com ele, os instrutores estimulam os idosos a praticarem atividades físicas habituais que focam na melhora da capacidade funcional e no fortalecimento dos vínculos sociais e afetivos. 

Esse tipo de exercício que os profissionais aprenderam no Japão auxilia na recuperação de movimentos que já estariam perdidos por conta da idade. Com muito treino e afinco, essas pessoas conseguem obter uma facilidade maior em sua movimentação do dia a dia”, ressaltou Dr. Francisco Souza do Carmo, diretor do IPGG. 

Durante a estadia no Japão, os profissionais do IPGG visitaram um local chamado “Andanchi”, uma vila residencial para idosos em que eles são acompanhados diariamente por profissionais que estimulam esses exercícios. A equipe ainda visitou o Prédio do Governo, onde acompanhou palestras sobre as estratégias do Projeto Yura, e a JICA – Japan Internacional Corporation Agency, local onde assumiram o compromisso de desenvolver a metodologia no Brasil.