Pular para o conteúdo

No Dia Internacional da Mulher, AME de Votuporanga promove serviços especiais para o público feminino

Ação envolve orientações sobre saúde da mulher e disponibilização de consultas e exames especializados

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Votuporanga, na região São José do Rio Preto, ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoverá no dia 8 de março uma ação especial para o Dia Internacional da Mulher com orientações sociais e serviços de saúde voltados para o público femino. A iniciativa visa incentivar o bem-estar e o autocuidado em todas as fases da vida da mulher.

A ação conta com orientações preventivas até consultas e exames especializados. A primeira delas é o “Programa Mulheres de Peito”, que oferece mamografia gratuitamente para pacientes com idade entre 50 e 69 anos. O agendamento não necessita de pedido médico e é realizado via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo por telefone.

Na primeira fase de atendimento, a paciente realiza o exame de mamografia, e se necessário, posteriormente é feito o agendamento de ultrassom, para complementação diagnóstica, e o agendamento de Linha de Cuidado da Mastologia, para diagnóstico e encaminhamento à unidade de referência de tratamento.

“Nosso intuito é priorizar o autocuidado e a prevenção e celebrar o Dia da Mulher. É uma oportunidade para que as mulheres possam cuidar de sua saúde de forma abrangente e especializada”, afirmou a gerente administrativa do AME Votuporanga, Marilza Cardi.

O AME também disponibilizará consultas em diversas especialidades como; Cardiologia, Dermatologia, Fisioterapia, Gastroenterologia, Geriatria, Neurologia, Nutrição, Obstetrícia, Ortopedia, e Psicologia. Além disso, serão ofertados exames como; Colonoscopia, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Endoscopia, Teste Ergométrico, e Ultrassom.

Além dessas ações, também serão desenvolvidas outras atividades:

● Entrega de Cartilha Informativa com a campanha “Incontinência Urinária – Conheça e Cuide”, em que os colaboradores de enfermagem fornecerão informações essenciais sobre incontinência urinária, destacando os sintomas, prevenção e tratamentos disponíveis;
● Orientações sobre violência contra a mulher e informações sobre os canais de denúncia disponíveis;
● Orientação em pós-consultas do ambulatório, onde os profissionais de saúde vão informar sobre os exames preventivos da saúde da mulher, como o Papanicolau.

Mulheres de Peito

As mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos, também podem marcar seus exames de mamografia sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Para realizar o agendamento do exame basta ligar para o número 0800 779 0000. A consulta é marcada via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo.