Pular para o conteúdo

Pioneiro em reabilitação auditiva, Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Taubaté entrega mais de 400 aparelhos auditivos em 2023

Referência em reabilitação física, a unidade é a primeira a oferecer reabilitação auditiva na Rede Lucy Montoro

O Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Taubaté, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), entregou mais de 400 aparelhos auditivos para pacientes da área de abrangência do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Taubaté entre agosto e dezembro de 2023.

Inaugurado em março do ano passado, a unidade oferece tratamento de reabilitação aos pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras, sensório-motoras e auditiva, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Taubaté oferece atendimento em quatro especialidades médicas e oito especialidades não médicas. Além da modalidade de Reabilitação Física, o local conta com a modalidade de Reabilitação Auditiva, pioneira na Rede de Reabilitação Lucy Montoro.

Diferenciais

Com atendimento humanizado e altamente especializado, os pacientes de reabilitação auditiva são acompanhados por uma equipe multiprofissional composta por médico otorrinolaringologista, fonoaudiólogo audiologista, psicólogo e assistente social, o que favorece o processo de reabilitação auditiva.

A unidade conta ainda com exames audiológicos modernos e de última geração como audiometria, imitanciometria e o Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico (PAETE/ BERA). Após avaliação da equipe, há o fornecimento do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) aos pacientes.

Em agosto, os primeiros pacientes atendidos receberam os aparelhos auditivos. “Até dezembro de 2023 foram entregues mais de 400 aparelhos auditivos, proporcionando às pessoas com deficiência auditiva mais segurança, melhora na qualidade de vida, e a recuperação de relações sociais, prevenindo a depressão, elevando a autoestima, tudo isso alinhando conforto e tecnologia com bom uso dos recursos públicos”, conta Jéssica Muniz, gerente médica executiva responsável pelo Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Taubaté.

Serviço:
Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Taubaté
www.lucymontoro-taubate.org.br