Pular para o conteúdo

Pró-Sangue incentiva doação de sangue antes da vacinação

Na segunda-feira, 10 de abril, o Ministério da Saúde deu início à campanha de vacinação contra o vírus da influenza, com data de término prevista para 31 de maio.

Campanhas de imunização tendem a ter um impacto negativo na coleta de sangue, pois afastam os doadores dos hemocentros. Isso porque as vacinas costumam ser um impedimento temporário para os candidatos à doação. O protocolo de triagem dos candidatos determina que as pessoas que foram vacinadas contra a gripe devem aguardar 48 horas para que estejam novamente aptas a realizar esse gesto solidário. Já as pessoas que apresentarem uma reação adversa à vacina, como febre e dor muscular, devem aguardar o término dos sintomas para doarem.

Não bastasse, nessa época do ano, o calendário nacional de vacinação inclui a dose de reforço contra a covid, que oferece um período de inaptidão para aqueles que forem doar, podendo ser de 48 horas ou 7 dias, conforme o imunizante. Para mais detalhes, consulte o site www.prosangue.sp.gov.br.

Em face desse cenário, a Pró-Sangue faz um apelo à população para que venha doar sangue antes de se vacinar. Isso porque a instituição está com seu estoque bem abaixo do ideal, operando com menos de 40% da sua capacidade. Os sangues do tipo O-, O+ e B- estão em emergência (suficiente para menos de um dia). Já os tipos A- e B+ estão críticos (para um dia), sendo que o A+ e AB- estão em alerta.

Venha doar sangue e faça a diferença na vida de quem precisa. O agendamento da doação pode ser feito pelo site da Pró-Sangue.

Serviço

Além de fazer seu agendamento online pelo site da Pró-Sangue, o candidato deve verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais: estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Vale lembrar que o coronavírus está incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que se infectaram ou que tiveram contato com pacientes infectados.

No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem. Nesse sentido, é sempre bom consultar os pré-requisitos básicos à doação, para que não perca a viagem quando chegar a um dos nossos postos de coleta. Não deixe de conferir também o horário de atendimento dos postos. Todas estas informações encontram-se disponíveis no site da Fundação (www.prosangue.sp.gov.br). Para demais dúvidas, ligue para o Alô Pró-Sangue (11) 4573-7800.