Programa de Regionalização promove Oficina Macrorregional São José do Rio Preto

O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, Geraldo Reple Sobrinho, e o consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e coordenador do Projeto de Regionalização da Saúde, Renilson Rehem, participaram nesta terça-feira (11) da Mesa de Abertura da Oficina de Regionalização da Saúde – Macrorregional de São José do Rio Preto, no município de mesmo nome. O Projeto de Regionalização da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) busca reorganizar as unidades de saúde e investimentos de acordo com as necessidades e demandas de cada região.

“O projeto de regionalização é importante para discutir a saúde não mais com uma visão municipal, mas com uma visão da assistência à saúde numa região. Nos dois dias que nós teremos pela frente com a Oficina, cada município vai apresentar os seus gargalos, as suas dificuldades, e nós vamos, conhecendo a capacidade instalada de cada município e a demanda histórica que nós temos na região, cruzar esses dois lados para ver a velocidade de atendimento e ampliar o acesso da população àquelas unidades que nós já temos construídas na região”, apontou o secretário Eleuses Paiva.

O objetivo do programa é a diminuição das desigualdades entre as regiões para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços, fazer as filas andarem e reduzir a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento. Atualmente, os municípios aplicam até 40% do seu orçamento na saúde, mas, devido à falta de integração das unidades, muitas vezes o cidadão ainda não tem suas necessidades atendidas. O projeto prevê a adequação dos ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais às necessidades regionais, efetivamente descentralizando o sistema de saúde.

Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo

O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Cosems-SP e o apoio da OPAS, com a qual foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo. A parceria propõe buscar formas de entrosamento entre as instituições, para criar, manter e dinamizar redes permanentes entre os quadros funcionais e assegurar a cooperação entre eles.

As Macrorregiões que sediaram oficinas até o momento foram as de Bauru, Taubaté, Marília e Presidente Prudente. A próxima, da Macrorregião de Araçatuba, ocorrerá nesta semana, nos dias 13 e 14 de julho. No dia 5 deste mês, uma reunião preparatória conduzida pelo secretário Eleuses Paiva fez uma avaliação daquilo que já foi realizado pelas Oficinas e definiu os objetivos para os eventos futuros.

A Oficina da Regionalização da Saúde – Macrorregional de São José do Rio Preto é um evento realizado em dois dias. Nesta terça-feira (11), ocorreu painéis sobre o Projeto de Regionalização, reuniões de diagnóstico da Assistência Primária à Saúde (APS) e apresentação dos problemas assistenciais e de acesso à saúde na região. Na quarta-feira (12), prosseguirão os trabalhos dos grupos para apresentar propostas e relatórios sobre as questões trabalhadas e reapresentação do cronograma de atividades do projeto.