Pular para o conteúdo

Saiba identificar as diferenças entre gripe e resfriado

Estava demorando, mas o frio chegou a São Paulo. A temperatura baixa e o tempo seco, típicos desta época do ano, formam uma combinação perigosa para nosso organismo. É neste período que aumentam drasticamente os casos de doenças respiratórias, como a gripe e o resfriado. Mas será que você sabe a diferença entre um e outro?

Enquanto a gripe é causada pelo vírus Influenza, o resfriado é causado, na maior parte das vezes, pelo Rhinovírus. O que define a diferença entre os quadros de gripe e resfriado, no entanto, são sempre seus sintomas e o nível de agressividade ao corpo.

“O resfriado é uma doença que começa de forma mais lenta. Você sente aos poucos que está doente, quando começam as dores no corpo e o nariz a escorrer. A gripe não: ela vem de uma vez. De uma hora para outra você começa a sentir mal estar e ela é acompanhada de dois fatores principais, tosse seca e febre geralmente alta, em torno de 39º”, explica o infectologia do Instituto Emílio Ribas, Ralcyon Teixeira.

Por esses motivos, a gripe pode afetar com mais agressividade grupos com perfil de risco maior, como idosos, crianças muito pequenas, obesos, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz e pessoas que têm doenças crônicas e/ou que tomam remédios para abaixar a imunidade.

Segundo o médico Jean Gorinchteyn, para se proteger de gripe e resfriados, o ideal é lavar sempre as mãos com água e sabão, utilizar álcool gel constantemente para a higienização, evitar lugares com portas e janelas fechados e não levar as mãos ao rosto após contato com superfícies não higienizadas. Veja abaixo algumas dicas dadas por Gorinchteyn para identificar os principais sintomas de resfriados e gripes.

RESFRIADO

Início: se instala de forma lenta

Duração: média de quatro dias

Febre: sim, de no máximo 38 graus

Tosse: não há ou surge apenas na reta final da doença

Espirro (coriza/nariz vermelho): sim, são características peculiares dos resfriados

Dores no corpo: não fazem parte das características do resfriado

GRIPE

Início: se instala de forma rápida, de uma hora para outra

Duração: média de sete dias

Febre: sim, com mais de 38 graus

Tosse: sim, é um sintoma típico da gripe, principalmente, a tosse seca

Espirro (coriza/nariz vermelho): não, ao contrário do que muita gente pensa, não faz parte dos sintomas característicos da gripe

Dores no corpo: sim, são uma das características mais peculiares da gripe

Vacina contra a gripe

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada para até o dia 15 de junho, a fim de dar atenção aos grupos prioritários.

“O Influenza é perigoso para idosos e bebês. Pedimos a todos que se dediquem a divulgar essa campanha importantíssima”, afirma o governador Márcio França.

Aos que temem por algum efeito, a diretora de imunização da Secretaria de Saúde, Helena Sato tranquiliza. “A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, explica.