Saúde abre mais 386 leitos em hospitais estaduais da capital e Grande SP

Somente no Hospital das Clínicas da FMUSP serão 200 vagas a mais; leitos também serão ativados no Instituto Emílio Ribas, Hospital Heliópolis e Hospital Regional de Osasco, reforçando a assistência à população e auxiliando a desafogar hospitais gerais que enfrentam picos de atendimentos em razão da dengue e doenças respiratórias

O Governo de São Paulo irá abrir 356 leitos de internação em hospitais estaduais situados na capital paulista, e mais 30 em Osasco, na região metropolitana da Grande SP, totalizando 386 vagas. O objetivo é ampliar a assistência aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) e, ao mesmo tempo, auxiliar a desafogar outros hospitais gerais da pasta que enfrentam picos de atendimento em razão de casos de dengue, Covid-19, gripe e outras doenças respiratórias.

Somente no Hospital das Clínicas da FMUSP serão 200 novos leitos, em todos os institutos, incluindo o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), que irão proporcionar mais 4,8 mil internações por ano. O HC, que completa 80 anos de existência na próxima sexta-feira (19/4), também ganhará 12 novas salas cirúrgicas totalmente modernizadas, que irão permitir a realização de mais 8,8 mil procedimentos de alta complexidade anualmente no complexo.

Além dos 200 novos leitos no HCFMUSP, serão ativados outros 56 no Instituto de Infectologia Emílio Ribas – esses, exclusivos para atendimento a casos complexos de dengue – e 100 no Hospital Heliópolis, na zona sul da capital paulista, além de 30 no Hospital Regional de Osasco.

“Esses novos leitos equivalem a dois hospitais de médio porte a mais para a população, e reforçam o compromisso da atual gestão em fortalecer a assistência prestada aos usuários da rede pública”, afirma o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva.

A abertura dos novos leitos será feita de forma gradativa, começando com 28 vagas no Instituto Emílio Ribas, que já estão em operação.

Desde janeiro de 2023 o Governo de São Paulo, por meio de sua Secretaria de Saúde, abriu 1,7 mil novos leitos nos serviços da rede estadual, dos quais 230 vagas foram de terapia intensiva (UTI). Com as novas entregas o número supera 2,1 mil vagas a mais para os usuários da rede estadual.