Pular para o conteúdo

Saúde alerta sobre a importância do combate ao tabagismo como prevenção a vários tipos de cânceres

No dia Mundial da Luta Contra o Câncer (4), o Centro de Referência de Álcool Tabaco e Outras Drogas (Cratod), da Secretaria de Estado da Saúde, alerta a importância de que fumantes abandonem o vício, que pode trazer riscos graves à saúde e casos de câncer em fumantes e tabagistas passivos. Para ajudar os tabagistas nesta tarefa difícil, o Estado oferece tratamento gratuito, que, apenas em 2022, realizou mais de 76 mil atendimentos. 

O cigarro e outros produtores de fumaça, como charutos, narguilés e cigarros eletrônicos, liberam componentes que são prejudiciais à saúde humana e que podem ocasionar vários tipos de cânceres, como de bexiga, pâncreas, fígado, colo do útero, esôfago, rim e ureter, laringe (cordas vocais), cavidade oral, faringe, estômago, cólon e reto, traqueia, brônquios e pulmão, além de causar a leucemia mielóide aguda. 

“Abandonar o hábito de fumar é extremamente importante para reduzir as ocorrências de câncer, pois os componentes químicos do tabaco, incluindo a nicotina e seus derivados, podem aumentar o risco do desenvolvimento de doenças físicas e mentais, além de também ser responsável por outros tipos de enfermidades graves que reduzem a expectativa de vida das pessoas. Não podemos esquecer de citar também o crescente número de usuários de cigarros eletrônicos. As pesquisas já têm demonstrado os malefícios destes dispositivos”, esclarece Sandra Marques, coordenadora do Programa Estadual de Controle de Tabagismo de São Paulo. 

Dos atendimentos realizados pelo programa no ano passado, 5,8 mil pacientes (cerca de 7%) são pessoas que estão em tratamento contra algum tipo de câncer. Além disso, 11,8 mil pessoas apresentam algum tipo de doença cardiovascular, 14,9 mil e algum distúrbio psiquiátrico, 5,6 mil possuem enfermidades respiratórias e 538 pacientes têm algum tipo de doença metabólica. Portanto, o hábito de fumar ocasionar o tabagismo, que é uma doença crônica e um tipo de dependência química, psicológica e comportamental. Desde 2017, o Programa Estadual já atendeu mais de 117,6 mil pacientes e, destes, cerca de 30% pararam de fumar.  

O Cratod é o responsável pela formulação, gestão e promoção de políticas públicas relacionadas ao Controle do Tabagismo na Secretaria de Estado da Saúde. Para procurar uma unidade credenciada, os interessados devem acessar https://www.saude.sp.gov.br/cratod-centro-de-referencia-de-alcool-tabaco-e-outras-drogas/tratamento/locais-para-tratamento-de-tabagismo. Mais informações estão disponíveis no link https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/tabagismo/


Dicas para parar de fumar
 

– Defina uma data para deixar de fumar. Até chegar esta data, reduza o número de cigarros diariamente. Comece adiando o primeiro cigarro do dia e evite fumar após as refeições. Cada cigarro a menos ajuda a preparar o seu corpo para o dia definitivo da parada. 

– Na noite anterior ao dia definido para deixar de fumar, molhe com água todos os cigarros restantes e jogue-os no lixo. É importante não guardar nenhum cigarro para não correr o risco de fumar quando sentir vontade. 

– Não saia para comprar cigarros quando a vontade bater. Lembre-se de que essa vontade dura somente cinco minutos. Para se distrair, assista televisão, ouça música ou faça qualquer outra atividade de lazer para o tempo passar mais rápido.