Pular para o conteúdo

Secretaria da Saúde faz ação de conscientização sobre violência contra o idoso

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, nesta quinta-feira (15), ações de conscientização em todas as unidades ambulatoriais de atenção secundária do Sistema Único de Saúde (SUS), especializados na atenção à saúde do idoso em atenção ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa. O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (CRI-Norte) realizou um evento com atividades para o público para reforçar a importância do combate a este tipo de violência. A Secretaria da Saúde recebeu, em 2021, 4,8 mil notificações de violência contra idosos, sendo cerca de 50% delas por violência física.

A violência contra as pessoas idosas, seja ela física, psicológica, financeira ou de outra natureza, é particularmente perniciosa porque geralmente passa despercebida, às vezes até pelo próprio idoso. Segundo a Dra. Cláudia Fló, Coordenadora da Área técnica de Saúde do Idoso da SES, “o 15 de junho é uma data que não é comemorativa, mas sim para colocar luz sobre essa população invisível. Todos nós, profissionais da saúde ou não, temos que ficar atentos aos menores sinais sugestivos de violência contra os idosos que atendemos”.

Créditos: Brenndo Oliveira da Costa

O evento do CRI-Norte envolveu atividades físicas para os idosos com o objetivo de chamar a atenção para a questão da violência e dos maus-tratos contra essa população. “Precisamos mobilizar a sociedade e estimular o respeito e a valorização dos idosos, reconhecendo seus direitos e as contribuições à sociedade. É importante não silenciar diante dessa realidade”, disse a assistente social do CRI-Norte, Gabriela Lorga. Em outra ação, a Área Técnica de Saúde do Idoso, juntamente com o Grupo de Trabalho de Combate às Violências da Secretaria da Saúde de SP, realizou, na última segunda-feira (13), o 5º Seminário Estadual de Conscientização da Violência Contra Idosos.

Um levantamento conduzido pela Divisão de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, o Centro de Vigilância Epidemiológica e a Coordenadoria de Controle de Doenças determinou que um dos fatores que diminui a visibilidade desses casos é que a maioria dos casos de violência ocorre no domicílio do idoso ou do agressor, que geralmente é familiar da vítima. Por vezes, o idoso não chega a perceber a violência quando ela é psicológica, ou está em situação de muita vulnerabilidade para conseguir se defender.

Notificações

Todas as unidades de Saúde que detectam casos de violência contra pessoas idosas preenchem a Ficha de Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada, que é posteriormente enviada às autoridades de segurança competentes e o idoso é encaminhado à rede de atenção ou proteção de acordo com a necessidade. Esse preenchimento está previsto no Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003) como ato compulsório em casos de suspeita ou confirmação de violência contra idosos. Todas as unidades estão, também, preparadas para dar acolhimento ao idoso nessas situações. Qualquer pessoa pode denunciar casos de violência cometida contra a pessoa idosa pelo Disque 100, que funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

A estrutura da SES conta com quatro unidades ambulatoriais de atenção secundária do Sistema Único de Saúde (SUS), especializadas na atenção à saúde do idoso, incluindo o CRI-Norte, localizado na R. Voluntários da Pátria, 4301. Os outros três são o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes, localizado na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 34, em São Miguel Paulista, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Idoso Oeste, na R. Roma, 466, e o AME Idoso Sudeste, na R. Domingos de Morais, 1947.