Secretaria da Saúde promove 1º Fórum de Experiências Exitosas da Regionalização

O evento terá a apresentação de iniciativas para a constituição de Redes Regionais de Saúde

Visando o fortalecimento da Regionalização no estado de São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), com o apoio da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), promoverá nos dias 20 e 21 de maio, o 1º Fórum de Experiências Exitosas na Constituição de Redes Regionais de Atenção à Saúde para levantamento e discussão das ações desenvolvidas com o apoio do IGM (Incentivo à Gestão Municipal) e da Tabela SUS Paulista.

Foram cerca de 174 trabalhos inscritos e 38 aprovados para apresentação ao longo dos dois dias de evento. Os projetos são resultados de iniciativas regionais desenvolvidas conjuntamente pelo DRS, Secretarias Municipais de Saúde e estabelecimentos de saúde como, hospitais, AME, etc. O debate será pautado pelo aprimoramento do processo de pactuação das redes de saúde paulista. Além disso, três deles serão premiados durante o evento.

“Os projetos apresentados revelam uma participação ativa dos municípios na busca por ações que atendessem de fato os vazios assistenciais e as demandas levantadas anteriormente durante as oficinas. Isso vem ao encontro com o propósito do Programa de Regionalização que é reestruturar a saúde do estado e levar equidade para todas as regiões”, comenta o coordenador do programa de Regionalização da Saúde e consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Renilson Rehem.

Pensando ainda na valorização e no reconhecimento dos trabalhos, serão premiadas as experiências implementadas nos municípios, os projetos que não foram escolhidos serão expostos no hall de entrada do evento para que todos possam conhecer e se inspirar.

Na composição das mesas e durante a cerimônia estarão presentes o secretário da saúde, Eleuses Paiva, a secretária-executiva da SES, Priscilla Perdicaris, Socorro Gross, representante da OPAS/OMS no Brasil, além do presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-SP), Geraldo Reple, e organizações como, Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), Comunitas, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e Faculdade Getúlio Vargas (FGV) Saúde.

Programação

No primeiro dia de evento, a primeira mesa abordará o tema “Tabela SUS Paulista e Pactuações Regionais”, coordenada por Ana Maria Malik, médica e professora titular da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A segunda e terceira apresentação sobre “Regionalização e Acesso” será conduzida pela pesquisadora Mariana Carrera, da FGV Saúde, e por Julio Pedroza, da OPAS.

No segundo dia de programação, a primeira mesa sobre “Governança Regional” será conduzida por Renato Tasca, consultor da IESP. Na sequência, será apresentado o tema “Revisão de Perl Assistencial no âmbito da Regionalização” por João Gabbardo, consultor da Comunitas. Encerrando as apresentações do dia, a secretária-executiva da SES, Priscilla Perdicaris, coordenará a mesa “Atenção Ambulatorial Especializada na Regionalização”. Durante os dois dias também acontecerão as apresentações das Experiências Exitosas.

Serviço
Data : 20 e 21 de maio
Local: Centro de Convenções Rebouças- Avenida Rebouças, 600, Pinheiros
Link para inscrição: https://doity.com.br/forum-experiencias-exitosas-regionalizacao