Pular para o conteúdo

Secretaria da Saúde promove eventos em comemoração ao Dia dos Avós

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), por meio do Centro de Referência ao Idoso da Zona Norte (CRI-Norte), promove ações em comemoração ao Dia dos Avós, instituído no dia 26 de julho. A unidade irá realizar atividades especiais para avós e netos, como sessões de cinema, gincanas, danças, exercícios e aulas de prevenção de quedas. 

A sessão especial de cinema ocorrerá nesta quarta-feira (26), com a exibição do filme “Em Guerra Com O Vovô”, estrelado por Robert De Niro. Para esta atividade, não será necessário realizar inscrição prévia. Na sexta-feira (28), será realizado o Bingo dos Avós, evento com participação limitada e para o qual os interessados deverão se inscrever presencialmente no Centro de Convivência da unidade. Ambos os eventos começam às 14 horas. 

Quedas 

Idosos são mais propensos a quedas por uma série de razões, entre elas a diminuição da massa muscular, da força, da acuidade visual e da percepção auditiva. Além desses fatores, idosos podem evitar certos movimentos por conta de doenças crônicas que causam perda de mobilidade por dor, perda de sensibilidade ou comprometimento neuromuscular, como nas artrites de diversas etiologias, demais quadros reumatológicos, doenças metabólicas, neurológicas, vasculares e infecciosas. Por conta da perda de densidade óssea causada por osteoporose, as fraturas são o principal resultado das quedas para os idosos e as mulheres representam o maior número de vítimas desse tipo de acidente. 

Algumas ações são muito importantes para ajudar a prevenir quedas e algumas são bastante simples, como remover tapetes e outras decorações dos ambientes, diminuindo o risco de tropeços e escorregões. Também é importante deixar os pisos sempre secos e os caminhos desimpedidos. Outros cuidados, como exercícios físicos regulares, musculação para os membros inferiores e alongamentos, são práticas diárias que devem ser habituais e, por vezes, acompanhadas por um profissional da saúde habilitado.  

Os atendimentos a pessoas idosas por quedas têm aumentado nos últimos dois anos. Somando as internações e os atendimentos ambulatoriais por esta causa, nos primeiros quatro meses de 2023, foram realizados 20.242 procedimentos, o que representa um crescimento de 12,7% em relação ao mesmo período de 2022. Em todo o ano passado, a soma de todos os procedimentos para atender pacientes com mais de 60 anos que sofreram quedas foi 59.375, um aumento de 18,3% em relação a 2021, quando houve 50.187 procedimentos.  

A estrutura da Secretaria de Estado da Saúde especializada na atenção à Saúde do Idoso conta com quatro unidades ambulatoriais de atenção secundária do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo o CRI-Norte, localizado na Rua Voluntários da Pátria, 4301, e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes, localizado na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 34, em São Miguel Paulista. Os outros dois são o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Idoso Oeste, na Rua Roma, 466, e o AME Idoso Sudeste, na Rua Domingos de Morais, 1947. 

Serviço 

Exibição do filme “Em guerra com o vovô” 

Data: dia 26 de julho 

Horário: 14h 

Endereço: CRI-Norte (Centro de Referência do Idoso da Zona Norte/SP), rua Voluntários da Pátria, 4301, São Paulo-SP 

“Bingo dos Avós” 

Data: dia 28 de julho 

Horário: 14h 

Endereço: CRI-Norte (Centro de Referência do Idoso da Zona Norte/SP), rua Voluntários da Pátria, 4301, São Paulo-SP