Pular para o conteúdo

Secretaria da Saúde registra 123% de aumento de casos de meningite em 2022

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), no Dia Mundial de Enfrentamento à Meningite, alerta sobre a importância da imunização no combate à doença. O estado registrou 123% de aumento de casos por meningite entre 2021 e 2022. Foram 2.296 mil casos computados em 2021 contra 5.130 mil ocorrências registradas no último ano. Em 2023, os casos estão em crescimento, tendo em vista que já há um aumento de 9%, com 1.140 casos, se comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.040 casos da enfermidade.

Em relação aos óbitos por meningite, foram registrados, até o momento, 79 ocorrências este ano. Em 2022 foram computadas 448 mortes e, em 2021, 209.

A meta de cobertura é de 95% para o imunizante meningocócica C, que previne a doença. Uma das premissas do Governo do Estado é aumentar a cobertura dos imunizantes para a proteção da população contra todas as enfermidades. A cobertura vacinal, em 2022, com o imunizante foi de 77% e, em 2021, foi alcançada 74%.

“O nosso governo priorizará a conscientização. O mundo está acompanhando o retorno de doenças anteriormente erradicadas e, por este motivo, a política de prevenção de doenças será prioridade. Iremos atuar fortemente para reforçar a cobertura vacinal da população no Estado. É imprescindível mostrarmos para as pessoas que as doenças ainda existem e que a vacinação é o único caminho da política de prevenção”, afirmou o Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.

A vacinação é fundamental para proteger a população contra diversas doenças. A atualização da caderneta e a adesão às campanhas auxiliam no aumento das coberturas vacinais e, consequentemente, aumentam a proteção das pessoas. As vacinas contra meningite estão permanentemente disponíveis nos postos conforme o Calendário Nacional de Vacinação, definido pelo Ministério da Saúde.

O Governo de SP lançou, no início de março, a campanha “Vacina 100 Dúvidas”, para incentivar a vacinação com todos os imunizantes disponíveis aos seus respectivos públicos-alvo, dentre elas a vacina contra a meningite. Além disso, foram repassados R$46,6 milhões aos 645 municípios paulistas para auxiliar no esforço de imunização da população.

Marcações: