Pular para o conteúdo

Secretaria da Saúde registra 3,5 mil internações envolvendo uso inadequado de medicamentos em 2022

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) registrou, no ano passado, 3.522 internações envolvendo o uso incorreto de medicamentos. A pasta estadual alerta sobre os riscos da automedicação e os males que podem ser causados pela ingestão de remédios sem o acompanhamento de um profissional qualificado.

O hábito da automedicação deve ser sempre evitado por diversos motivos: risco de interação entre medicamentos (quando eles reagem entre si), intoxicação, ineficácia de tratamentos, reações alérgicas, atraso no diagnóstico de doenças, resistência de microrganismos para determinados antibióticos e dependência.    

Ao fazer uso de um medicamento, é fundamental atentar-se à dosagem indicada para a efetividade do processo. Esta é a melhor forma de se alcançar os efeitos desejados e evitar complicações ou falha de eficácia decorrentes do uso incorreto dos remédios.

“Sempre busque orientação de profissionais de saúde habilitados para fazer uso de medicamentos, seguindo suas recomendações e prescrição. Além disso, mantenha acompanhamento profissional durante todo o seu tratamento, possibilitando ajustes de dose, substituição ou suspensão. Em caso de dúvidas ou possíveis efeitos indesejados, procure ajuda especializada”, esclareceu Sérgio Pulzi, médico e Gerente Executivo Hospitalar Corporativo do Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo – Organização Social de Saúde (Seconci-SP – OSS).

Período de prescrição

É de suma importância respeitar o período de tratamento recomendado pelo médico. Seguir inadequadamente a prescrição, como interromper o uso do medicamento antes do período indicado, pode ser perigoso além de impossibilitar o sucesso do tratamento, pois podem surgir problemas ou outras doenças. Os antibióticos, por exemplo, quando utilizados por tempo incorreto, podem implicar em resistência dos microrganismos, gerando infecções mais graves ou de difícil tratamento. Os anti-inflamatórios, quando tomados em excesso, podem causar parada no funcionamento dos rins e necessidade de tratamento dialítico. 


Risco de dependência

Há medicamentos que, quando usados de forma incorreta, podem causar dependência. Ela se manifesta, tipicamente, por meio da tolerância, quando o paciente precisa de doses frequentemente maiores para obter o mesmo efeito desejado, e por meio da abstinência, quando a falta do uso de um medicamento gera a sensação física ou psicológica de necessidade de uso da substância. A dependência relacionada ao uso incorreto de medicamentos é mais comum com remédios relacionados à saúde mental e analgésicos. Os riscos mais relevantes da dependência é a intoxicação, falência de órgãos, overdose e, em casos extremamente graves, a morte.