Pular para o conteúdo

Secretaria da Saúde registra mais de 318 mil casos confirmados de dengue em 2023

O monitoramento de doenças causadas pelo Aedes aegypti realizado semanalmente pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) aponta que há casos confirmados de dengue em 626 municípios de São Paulo, o equivalente a 97% do estado. Até o último dia 23 de dezembro, foram registrados 318.996 casos e 284 óbitos pela doença. Apesar da queda de 3,6% de confirmações em comparação com o mesmo período do ano passado, o Governo de SP alerta para a necessidade de prevenção durante o verão, estação que acelera o ciclo de reprodução do mosquito devido ao aumento das temperaturas e chuvas. 

“As condições climáticas dos meses que antecedem o verão e do próprio verão são favoráveis ao desenvolvimento do Aedes aegypti e, consequentemente, o aumento do número de casos das arboviroses urbanas no estado de São Paulo. Enfrentar o mosquito é uma tarefa contínua e coletiva que envolve toda a sociedade”, explica a assessora em saúde pública do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do estado de São Paulo, Nathalia Cristina Soares Franceschi. 

A SES realiza permanentemente ações de combate dando apoio aos municípios, que são responsáveis pelo trabalho de campo para a prevenção às doenças causadas pelo mosquito. 

Recomendações gerais para eliminação de criadouros do Aedes aegypti: 

• Eliminar pratos de plantas ou utilizar um prato justo ao vaso, que não permita acúmulo de água; 

• Descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura; 

• Retirar objetos que acumulem água de quintais, como potes e garrafas; 

• Verificar possíveis vazamentos em qualquer fonte de água; 

• Tampar ralos; 

• Manter o vaso sanitário sempre fechado; 

• Identificar sinais de umidade em calhas e lajes; 

• Verificar a presença de organismos vivos em águas de piscinas ou fontes ornamentais. 

A Secretaria da Saúde orienta a população a procurar um serviço de saúde ao apresentar qualquer sinal ou sintoma de dengue, como dores no corpo e febre. 

São Paulo Sempre Alerta 

O governo de São Paulo lançou, em dezembro, o Programa “São Paulo Sempre Alerta”, que busca articular ações entre as diferentes pastas para fortalecer a infraestrutura preventiva e a segurança da população em casos de desastres naturais. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem papel importante neste processo, capacitando equipes para lidar com os efeitos de eventos climáticos extremos e prevenindo surtos de doenças que possam sobrecarregar a rede pública. 

Para 2024, a SES planeja ampliar a capacitação para todos os municípios do Estado para investigação de surtos e monitoramento de doenças diarreicas agudas, promover o fortalecimento da rede quanto à preparação e resposta a emergências em saúde pública, ampliar as campanhas de sensibilização quanto às doenças que podem estar relacionadas a enchentes, inundações e enxurradas, bem como campanhas de orientação e combate ao mosquito Aedes aegypti.