Pular para o conteúdo

SP discute Saúde Digital no Cosud

O secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, participou nesta sexta-feira (02), do 8° encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), reunindo os sete governos estaduais das regiões e secretários de estados de diversas áreas. O encontro acontece até sábado (03/06), em Belo Horizonte.

O Grupo de Trabalho (GT) da Saúde iniciou as discussões já na quinta-feira (01), antes mesmo do início oficial do Cosud. Cirurgias eletivas, compras compartilhadas, entre outros temas importantes foram discutidos pelos representantes dos estados participantes.

Na sexta-feira (02), após a abertura oficial do encontro, Paiva e equipe assistiram a mesa redonda que debateu a atuação consorciada como forma de potencializar a geração de emprego e renda, que reuniu o economista Carlos Primo Braga, professor da Fundação Dom Cabral (FDC) e ex-diretor do Banco Mundial, e o advogado Rômulo Rocha, assessor jurídico do Colegiado de Secretarias Executivas dos Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais (COSECS-MG/APP) e consultor jurídico com foco na área de gestão consorciada. A mediação foi do jornalista Iuri Pitta, analista político da CNN Brasil.

No período da tarde, Paiva e equipe participaram da reunião do Grupo de Trabalho, onde secretários estaduais e técnicos discutiram Saúde Digital, principal foco deste encontro.

“Nós escolhemos como tema único a Saúde Digital para esse GT e nossa expectativa não é sair com um sistema único de prestação digital, mas sim entender qual seria a melhor maneira de implementar isso”, afirmou o anfitrião do evento, Fábio Baccheretti, secretário de Estado da Saúde de MG e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Foi apresentada a experiência do Connected Health Cluster, da Estônia, atualmente a nação mais digital do planeta. O Estônia Hub é um sistema que possui um banco de dados com todo o histórico médico dos pacientes, integrando o atendimento em toda a rede de saúde, o que facilita, melhora e dá celeridade aos atendimentos em saúde.

Na sequência, cada secretaria de estado apresentou as iniciativas voltadas a fomentação da Saúde Digital no SUS. São Paulo mostrou as iniciativas em curso como o apoio à Regulação de Urgência e Emergência (CROSS); Teleinterconsulta à população prisional e o Telemonitoramento de pacientes em Quimioterapia.

Também foram destacados os resultados da Iniciativa Modelo do Projeto TeleUTI, implementada no Hospital Mandaqui em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A fase inicial do programa promoveu o aumento de 28% na capacidade de internações, reduzindo o tempo médio de permanência dos pacientes em UTIs. A ação também reduziu a taxa de mortalidade em 22%, aumentou a satisfação com o atendimento e permitiu a otimização de recursos e melhora nos serviços de tratamento intensivo.

“Nossa gestão tem como meta tornar o Estado de São Paulo referência em saúde digital, como meio ideal para aumentar a eficiência em atenção básica em saúde, permitindo descompressão no volume de urgências e emergências. Sabemos que as dificuldades são as mesmas nos demais estados do Consórcio, então conhecer as experiências apresentadas contribui para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde em todos o país”, afirmou Paiva.

COSUD

O Cosud foi criado em março de 2019, durante encontro em Belo Horizonte (MG) dos governadores das regiões Sul e Sudeste e tem como objetivo aproximar ainda mais os estados do Sul e do Sudeste, que representam 70% do PIB do país, e teve edições em São Paulo (SP), Gramado (RS) e Vitória (ES).

A 8° edição do evento reuniu ainda 12 grupos de trabalho que promoveram debates e discussões nas áreas de Fazenda, Planejamento e Previdência, Desburocratização, Inovação e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Cultura e Turismo,  Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura, Logística e Transporte, Saúde, Segurança Pública, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Transparência, Controladoria e Ouvidoria.