Pular para o conteúdo

SP inicia Semana Estadual de Mobilização Social contra o mosquito Aedes aegypti

As arboviroses são infecções causadas por vírus, transmitidos principalmente por mosquitos, como a dengue, Zika e Chikungunya, que têm o Aedes aegypti como vetor. Desta forma, o Estado de SP alerta para a intensificação de ações de combate ao vetor Aedes aegypti, com ampla participação da população no atual período de sazonalidades onde temos aumento de casos.

Somente no ano de 2022, foram confirmados 332.139 casos de dengue, distribuídos em 617 municípios do Estado de São Paulo, e 287 óbitos. Até fevereiro deste ano, foram registrados 20.981 casos de dengue, em 430 municípios e 13 óbitos.

Em 2022, foram registrados 934 casos de Chikungunya em 115 municípios, sendo 113 casos entre janeiro e fevereiro. Em 2023, no mesmo período, foram notificados 130 casos da doença em 35 municípios.

Em relação a Zika vírus, em 2022 foram registrados cinco casos e até o momento em 2023 não há casos confirmados.

Estes índices de transmissão dessas arboviroses estão associados a plena adaptação do mosquito Aedes aegypti às atuais condições ambientais. Os indicadores apontam situação de risco em 156 municípios e 249 em situação de alerta.

A proliferação do Aedes aegypti é favorável em ambientes urbanos, principalmente em residências e proximidades, em que há maior número de recipientes existentes com potencial para tornarem-se criadouros. Os principais locais de foco do mosquito são: prato sob vaso de flores e bebedouro de animais; ralo, laje e calhas; e latas, potes, garrafas e pneus.

SERVIÇO
• Reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti e circulação viral;
• Intensificar as visitas domiciliares aos imóveis, para diminuição das pendências e eliminação de potenciais criadouros existentes;
• Incrementar a mobilização da população na adoção de medidas para eliminar e evitar a manutenção de criadouros nas residências e quanto aos sinais e sintomas das doenças (Dengue, Chikungunya e Zika Virus) como quando ao início dos sintomas a procurar a Unidade de Saúde.