Pular para o conteúdo

TIRA-DÚVIDAS – VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

QUAIS OS SINTOMAS DA GRIPE?

Em geral, os sintomas são febre alta seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. Em alguns casos, os sintomas podem evoluir para uma pneumonia, necessitando internação hospitalar.

O VÍRUS INFLUENZA (GRIPE) PODE MATAR?

Sim. Em 2020, o Estado de São Paulo registrou 809 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) atribuíveis ao vírus Influenza e 119 óbitos.

POR QUE É IMPORTANTE SE VACINAR CONTRA A GRIPE?

O vírus Influenza pode causar síndrome respiratória aguda grave (SRAG) assim como o novo coronavírus. Ou seja: ambos podem levar à internação. A vacinação é importante pois, ao prevenir complicações da gripe e da COVID-19, pode reduzir as idas aos hospitais e o impacto no sistema de saúde.

A PARTIR DE QUAL IDADE PODE TOMAR A VACINA DA GRIPE?

A vacina contra a Gripe pode ser aplicada em crianças a partir de 6 meses de idade. Lembrando que crianças desta faixa etária até os cinco anos completos já estão inclusos na primeira etapa da campanha, destinada a grupos prioritários, com início no dia 12 de abril. O que muda agora é que, a partir do dia 12 de julho, o cronograma se estenderá para pessoas de todas as idades.

POSSO TOMAR A VACINA DA GRIPE SE ESTIVER COM SINTOMAS RESPIRATÓRIOS?

Os profissionais estão orientados a fazer triagem com identificação de paciente com sintomas respiratórios, como tosse, coriza e falta de ar. Os que apresentarem apenas tosse ou coriza poderão receber a vacina, com a orientação para procurar um serviço de saúde. A mesma recomendação será dada aos que apresentarem febre ou mau estado geral e, neste caso, a aplicação da vacina precisará ser reprogramada até a recuperação do quadro clínico.

QUAIS SÃO AS REAÇÕES E OS EFEITOS ADVERSOS DA VACINA DA GRIPE?

As reações mais comuns são leves, como dor, vermelhidão ou inchaço no local da aplicação. A vacina da gripe é segura e eficaz.

HAVERÁ UMA DATA ESPECÍFICA PARA CADA GRUPO OU FAIXA ETÁRIA?

A partir do dia 12 de julho, todas as pessoas a partir de 6 meses de idade estão aptas a se vacinar contra a Gripe. Os municípios têm autonomia para organizar seu calendário e realizar as estratégias de vacinação, considerando a demanda e a rede local, até mesmo para não gerar aglomeração nos postos. Sempre consulte o cronograma da sua cidade para comparecer ao posto no momento indicado.

ONDE SERÁ FEITA A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE?

As prefeituras dos municípios definem os locais e salas vacinais para a imunização contra a Gripe de acordo com a demanda e rede local. Seguindo a legislação, devem ser priorizados nas salas vacinais os idosos com mais de 80 anos e há triagem diferenciada e orientações para quem apresentar sintomas respiratórios. A aplicação da vacina contra a gripe deve ocorrer em sala distinta da reservada para imunização contra COVID-19.

POSSO TOMAR A VACINA DE GRIPE ENTRE AS DUAS DOSES DE VACINA CONTRA A COVID-19?

Pode sim. Quem está nos grupos da campanha de gripe e também estiver entre os públicos da vacinação contra COVID-19 deve respeitar um intervalo de 14 dias para receber doses destinadas a prevenção contra estas doenças. Se houver interesse em intercalar o cronograma, como o imunizante contra o novo coronavírus é aplicado em duas doses, é possível receber a primeira, aguardar 14 dias para receber a da gripe, e depois esperar no mínimo mais 14 dias para receber a segunda dose contra COVID-19.

A VACINA CONTRA O VÍRUS INFLUENZA PROTEGE CONTRA A COVID-19?

Não. A vacina de Influenza protege apenas contra as complicações da gripe, não da COVID-19. Para esta segunda doença, há novas vacinas disponíveis na rede pública de saúde disponibilizadas a partir de 2021, como a vacina do Butantan e a da Fiocruz.