Pular para o conteúdo

Visitantes do Butantan poderão participar de uma escavação arqueológica no final de semana

Ação faz parte da programação especial da 14ª Semana Nacional de Museus que ocorre gratuitamente entre 18 e 22 de maio

O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, está com uma programação especial entre os dias 18 e 22 de maio como parte da 14ª Semana Nacional dos Museus. As atividades incluem a simulação de uma escavação arqueológica e uma caminhada no bairro Bom Retiro que conta a história da saúde pública.

A abertura das atividades acontece no dia 18, no Museu de Microbiologia do Instituto, com a exibição às 9h30 do documentário “Enraizados”, que aborda o papel da instituição no desenvolvimento do bairro Butantã. O filme traz a memória de antigos moradores do bairro e mostra as influências da Instituição no dia-a-dia da população da zona Oeste da Capital.

Nos dias 19 e 21, o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, que pertence ao Instituto e fica localizado no Centro da cidade, promove a atividade “História, imigração e saúde no bairro Bom Retiro”. Durante a ação, os visitantes percorrerão o bairro conhecendo as histórias ligadas à saúde pública. O trajeto começa na estação da Luz, às 9h30, e vai até o museu, que fica na rua Tenente Pena, 100.

No final de semana, os visitantes do Instituto Butantan terão a oportunidade de simular uma escavação arqueológica no parque e aprender mais sobre a criação da instituição e o seu papel na saúde pública do país durante a atividade “Missão Terra Dura”. Promovido por educadores do Museu Histórico, os visitantes poderão descobrir detalhes da história de uns dos pontos turísticos centenários de São Paulo. A iniciativa ocorrerá nos dias 21 e 22 de maio no Centro de Difusão Científica do Instituto das 14h às 16h.

Interessados em animais e conservação da biodiversidade poderão expressar seu lado artístico com a criação de origamis, pinturas e pequenas esculturas com massa de modelar na atividade “Cores Animais!”. A ação é promovida pelo museu Biológico nos dias 21 e 22 de maio, das 14 às 16h.

“A proposta é conduzir os participantes a uma observação histórica do Instituto Butantan. Queremos estimular os visitantes com enigmas e análises da cultura material, além da contemplação da natureza”, destaca Adriana Mortara Almeida, coordenadora da Semana dos Museus do Instituto Butantan.

As atividades são gratuitas e voltadas para toda a família. Os museus Histórico, Biológico e de Microbiologia ficam no parque do Instituto Butantan na avenida Vital Brasil, 1.500, zona Oeste, e o museu de Saúde Pública Emílio Ribas fica no bairro do Bom Retiro, no centro da Capital. Mais informações no site www.butantan.gov.br.