Pular para o conteúdo

CRI Norte lança grupo de apoio ao aleitamento materno

O grupo Materna CRI, do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (SP), foi inspirado na iniciativa “CRI NORTE Somos Nós” e idealizado através da interação entre colaboradoras da área assistencial recém-chegadas da licença maternidade que traziam questionamentos sobre cuidados com o filho, manutenção da amamentação e a angústia do retorno ao trabalho, além de dúvidas como: Será que vou dar conta? Vou conseguir continuar amamentando? Em que momento vou conseguir tirar o leite? Onde posso fazer a ordenha?

Os objetivos do grupo são: promover o incentivo á amamentação, acolhimento e orientação quanto as dúvidas e dificuldades vividas no retorno ao trabalho, criação de uma sala de apoio a amamentação/ordenha adequado e com sistema de refrigeração exclusivo para o armazenamento do leite, criação de uma cartilha explicativa sobre amamentação, ordenha e estocagem do leite materno, abertura de um espaço para discussão no período gestacional (tipos de parto, lei do acompanhante, preparação sobre a volta ao trabalho) e troca de saberes. O perfil das participantes são mães com filhos pequenos, mães que retornam da licença-maternidade, gestantes e colaboradoras interessadas no tema. Nos encontros serão abordados temas como a gestação, vias de parto, a volta ao trabalho, como manter a amamentação, orientação sobre a ordenha e armazenamento, introdução dos alimentos e outros assuntos pertinentes.

Neste contexto, o grupo se torna útil e necessário visto que no CRI Norte existem muitas mulheres jovens e em idade fértil, e um melhor acolhimento da dupla mãe-criança na fase de retorno ao trabalho traz benefícios não só para esta nova família que se forma, mas também para a empresa com  menor absenteísmo da funcionária, haja vista as crianças amamentadas adoecerem menos, Por outro lado, ao dar maior conforto e valorizar as necessidades de suas funcionárias, o empregador pode ter como retorno maior adesão ao emprego e, consequentemente, permanência de pessoal capacitado, isto certamente leva a uma percepção mais positiva da imagem da empresa perante os funcionários e a sociedade. Vale acrescentar que a implantação de salas de apoio à amamentação é de baixo custo, assim como a sua manutenção.