Pular para o conteúdo

Dezembro Verde reforça o combate ao abandono de animais e alerta aos riscos que cães e gatos abandonados podem sofrer

Dezembro Verde é dedicado à conscientização contra o abandono animal. No Estado de SP, estima-se que o número de animais nas ruas corresponda a aproximadamente 2 milhões, entre cães e gatos. Os animais em completo desamparo estão vulneráveis a diversas situações de risco, que levam ao adoecimento e óbito precoce.

Um animal em tutela responsável pode viver 15 anos, dependendo da raça ou porte. Já em abandono, a expectativa média de vida cai para dois anos. Sem assistência, a dificuldade começa em conseguir alimento e água potável, que levam à desnutrição e facilitam infecções parasitárias. O trauma, oriundo de atropelamento e violência, e a intoxicação por envenenamento são grandes causas de morte de cães e gatos. As doenças infecciosas, como a parvovirose e a cinomose, podem ser fatais e, inclusive, são preveníveis com vacina. Sem acesso à vacinação e tratamento adequados diminuem ainda mais a chance de sobrevivência do animal.

O animal tem direito à vida e não é descartável. Abandono é crime e resulta em até cinco anos de prisão.

Delegacia de Proteção Animal

Desde 2005, São Paulo conta com uma lei estadual específica voltada para a defesa animal. A Lei 11.977/05 criou o Código de Proteção dos Animais, com normas para a preservação da fauna silvestre e para a proteção dos animais domésticos do Estado.

Para denunciar abandono e casos de maus-tratos ligue para a Polícia Militar Ambiental (190), Disque Denúncia (181) ou pela Delegacia Eletrônica de Proteção Animal: www.webdenuncia.org.br/depa