Mostra de Talentos do Centro de Convivência do CRI Norte traz música e artesanato

De 04 a 06 de julho, o Centro de Referência do Idoso da Zona Norte – CRI Norte realizará a XV Mostra de Talentos, evento organizado pelo Centro de Convivência, com a contribuição dos professores e alunos das oficinas regulares realizadas no primeiro semestre de 2018.

O tradicional evento do CRI Norte contará com Apresentações Artísticas e a Feira de Artesanato. As Apresentações Artísticas ocorrerão no dia 4 de julho das 09h às 17h e contará com uma programação diversificada de apresentações artísticas em diversas modalidades, tais como Poesia, Dança de Salão, Teatro, Coral, Flauta, Violão, Desfile de Moda e entrega dos certificados aos alunos que concluíram o Curso de Informática.

Teremos também a participação especial do Mariana Canta, importante grupo de pessoas idosas formado em São Paulo para a valorização e preservação da cultura afro-brasileira.

A Feira de Artesanato ocorrerá nos dias 5 e 6, quinta e sexta-feira, respectivamente. A exposição das Oficinas Manuais e de Geração de Renda conta com produtos confeccionados pelos idosos aprendizes, com técnicas variadas de artesanato, tais como: Macramê, Tear, Bordado em Pedraria, Origami, Corte e Costura, Pintura em Tecido, Bijuteria, Sacolas Sustentáveis, Bonecas de Pano, Esculturas e outras técnicas que foram ensinadas neste 1º semestre do ano.

“O CRI tem essa proposta de trabalhar com o envelhecimento ativo, que é focado na ideia de saúde, participação e segurança”, conta o educador Paulo Ricardo Betencourt.

A Mostra de Talentos é uma importante iniciativa de valorização da produção sociocultural pelas pessoas idosas inseridas no Centro de Convivência, um espaço de aprendizagem e de fortalecimento de vínculos afetivos por meio da prática de atividades de diversas linguagens.

Esse trabalho só é possível pelo empenho e dedicação dos 110 voluntários, que também são pessoas idosas, que integram o Programa de Voluntariado do Centro de Convivência desempenhando um papel fundamental de educadores, ministrando as oficinas e favorecendo a educação continuada dos mais de 2000 idosos que participam das atividades.

“Todo o trabalho que nós fazemos também é de prevenção e diagnóstico precoce de problemas que acometem o idoso”, conta o Diretor Executivo do CRI Norte, Carlos André Uehara, sobre as outras atividades promovidas no dia a dia do Centro.

A frequentadora Edite Fonseca Ribeiro disse que sofria problemas sérios na coluna, antes de participar das atividades oferecidas pelo CRI. “Desde que eu comecei a vir, fiquei bem. Até minha médica fala: ‘não para!’. Até a minha pressão está controlada”, relata.

“Estou fazendo crochê, tricô e ginástica”, complementa Palmira Mariano, outra participante ativa das ações promovidas pelo CRI Norte.

A programação completa da Mostra de Talentos você pode encontrar aqui.